A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) participou do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Itabuna, atendendo ao convite da Escola Municipal Yolanda Pires – Sítio V (Fundação Marimbeta), que trouxe como tema central a “Sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e a preservação da natureza”, que também celebrou aos 115 anos de emancipação do município.
A diretoria da AACRRI esteve presente, acompanhada de associados e dos técnicos Marcos Vinícius Pedra Pereira e Andrea Pires dos Reis, que vêm apoiando diretamente o fortalecimento institucional da associação.
A participação foi possível graças à articulação entre os diferentes órgãos e instituições, que, juntos, mostraram que a união em torno de uma causa coletiva gera resultados positivos e fortalece a cidadania. “A AACRRI parabeniza e agradece aos professores e à diretora da Escola Yolanda Pires pelo belíssimo trabalho desenvolvido, pela criatividade e pela forma como envolveram todas as crianças na temática. O desfile da escola foi um exemplo de dedicação, cuidado e compromisso com a educação ambiental”, afirma a presidente da associação, Carissa Araújo.
Os agentes ambientais também destacam o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenadora Inês Sobrinho, e do secretário e também Coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, que abraçaram o tema e contribuíram para que a mensagem de sustentabilidade ganhasse visibilidade e alcance. A CVR Costa do Cacau também contribuiu para a participação dos agentes ambientais no desfile.
Foi um momento de grande emoção. Durante a passagem da AACRRI, os aplausos do público reforçaram o reconhecimento ao trabalho dos catadores e à sua importância na construção de uma cidade mais justa e sustentável. Esse gesto simboliza que, quando há união entre escolas, órgãos públicos e associações organizadas, as políticas públicas funcionam e se tornam reais na vida das pessoas.
A presença da AACRRI no desfile consolida ainda mais o papel da Associação como referência na luta pela preservação ambiental, pelo fortalecimento da reciclagem e pela valorização dos catadores como agentes fundamentais na transformação de Itabuna.
“Eu não imaginava que tantas pessoas conheciam o nosso trabalho. Ser recebidos com tantos aplausos foi emocionante e nos encheu de orgulho. A emoção tomou conta de todos nós que estávamos participando”, finaliza Carissa Araújo.