O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito para investigar o acidente de trabalho que causou a morte de Fábio Ribeiro de Jesus, ocorrido na última quarta-feira (17).
O fato ocorreu durante o desmonte de uma mina em Jacobina, onde Fábio trabalhava. A operação da área minerada é realizada pela empresa Jacobina Mineração Pan American Silver.
A morte do trabalhador foi comunicada através de uma nota de autoria da empresa na manhã de ontem (1 ), através da qual afirmam que as causas de acidente ainda não foram esclarecidas. Também não há informações sobre como foi realizado o atendimento ao trabalhador falecido.
A abertura de inquérito por parte do MPT tem como objetivo apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. Também é prioridade garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes.
A investigação do MPT conta com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança.