A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e o escritório regional da JUCEB de Itabuna promoveram um workshop na segunda-feira, 29, na sede da ACI, com a presença de especialistas da Junta Comercial da Bahia (JUCEB) visando orientar os contadores sobre as etapas do processo digital. O encontro, que reuniu profissionais da área contábil e empresários, marcou o mês que celebra o dia do contador.
O técnico de registro da Junta Comercial da Bahia, Alessandro Santos, esclareceu algumas dúvidas do público sobre entraves no processo digital de abertura e fechamento de empresas. “A ideia foi de esclarecer etapa por etapa do processo digital para não acontecer nenhum entrave. As dificuldades que geralmente o pessoal tem, ou por desconhecimento ou por não observar a opção que já está lá contida”.
Em outro momento importante da capacitação, a julgadora dos processos mercantis do escritório regional da JUCEB Itabuna, Wandressa Souza, abordou sobre algumas formas eficazes para a resolução de conflitos societários de forma administrativa, no que diz respeito aos processos com espólio, exclusão de sócios e direito de retirada.
De acordo com o presidente da ACI, Erivaldo Benevides, o treinamento foi uma grande oportunidade para que os contadores pudessem se atualizar sobre as novas etapas digitais da JUCEB. “Para isso, trouxemos dois técnicos da Junta Comercial, Alessandro e Vilka, para treinar e mostrar as ferramentas do processo digital para que os contadores possam, cada vez mais, fazer um melhor trabalho, e assim ter os processos julgados de forma mais célere”.
Entre os contadores, o evento foi considerado de grande relevância, diante do conteúdo exposto e da clareza das explicações. Para o presidente do Sindicontasul, Eldon Muniz, “o evento foi de grande importância para a classe contábil de Itabuna, proporcionando um momento de muito aprendizado. Foram esclarecidas diversas dúvidas dos presentes, especialmente relacionadas ao REDESIM e aos procedimentos de registros da Junta Comercial”.
O contador Wellington Ferraz, que também é diretor da ACI e do Sindicato dos Contadores do Sul da Bahia (Sindicontasul), também expressou seu apoio à iniciativa, destacando sua importância para a atualização dos profissionais da contabilidade em relação aos processos de registro de empresas, cancelamentos e outros atos necessários para a legalização junto à JUCEB, bem como em órgãos como a Sefaz e a Prefeitura Municipal.