Setembro Amarelo: Conjunto Penal de Itabuna promove sessão do CinePsi com debate sobre saúde mental e resiliência

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

O Setor de Psicologia do Conjunto Penal de Itabuna, administrado em regime de cogestão pela Socializa e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP-BA), realizou no dia 30 de setembro uma atividade especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A ação reuniu reeducandos que participam das atividades laborativas, educacionais e terapêuticas do Centro de Ressocialização da unidade prisional. Eles participaram de uma sessão de cinema seguida de debate, dentro do projeto CinePsi, que busca unir cinema e psicologia para provocar reflexões sobre questões emocionais e sociais.

Cinema como ferramenta de reflexão

Nesta edição, o filme exibido foi “À Procura da Felicidade” (2006), produção que retrata a luta de um pai contra as adversidades em busca de melhores condições de vida para sua família. A escolha, segundo a psicóloga Isabele Aragão, responsável pela iniciativa, se deu pelo potencial da obra em despertar discussões sobre resiliência, esperança e enfrentamento de dificuldades em contextos de vulnerabilidade social.

“O cinema é uma ferramenta poderosa para estimular a reflexão. Através das histórias, conseguimos abrir espaço para debates profundos sobre a condição humana. No caso deste filme, os participantes puderam se identificar com as adversidades retratadas e refletir sobre a importância da perseverança e da esperança como motores de transformação pessoal”, destacou a psicóloga.

Após a exibição, os reeducandos participaram de um debate com foco no tema “Resiliência e enfrentamento das adversidades: saúde mental em contextos de vulnerabilidade social”. A roda de conversa destacou como fatores emocionais, sociais e econômicos influenciam o comportamento humano, ressaltando a relevância das relações familiares e da esperança na construção de novos caminhos.

De acordo com Isabele Aragão, iniciativas como o CinePsi ampliam o alcance das ações de cuidado psicológico dentro do sistema prisional. “Nosso objetivo é criar espaços de diálogo que ajudem os reeducandos a ampliar perspectivas e a enxergar novas possibilidades para além das dificuldades. O Setembro Amarelo reforça a necessidade de falarmos sobre saúde mental, e o CinePsi é uma forma de trazer essa pauta de maneira acessível e transformadora”, afirmou.

O CinePsi

 

O CinePsi é um projeto desenvolvido pelo Setor de Psicologia do Conjunto Penal de Itabuna que utiliza o cinema como ferramenta para estimular reflexões sobre questões psicológicas e sociais. A proposta une exibições de filmes e documentários a debates mediados por especialistas, de modo a promover diálogos, apresentar novas perspectivas e ampliar o conhecimento sobre diferentes perfis, comportamentos e problemáticas humanas.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Criada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a iniciativa ganhou amplitude em todo o país, envolvendo órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e a sociedade civil. Durante todo o mês de setembro, são realizadas ações que buscam alertar para a importância de cuidar da saúde mental, combater estigmas e oferecer apoio a pessoas em sofrimento emocional.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.