O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta segunda-feira (6) a cidade de Imperatriz, no Maranhão, para entregar o maior projeto do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do país, que contempla 2.837 unidades habitacionais. O empreendimento leva o nome de Conjunto Habitacional Lula Almeida, em homenagem ao baiano natural de Itororó, no sul da Bahia.
Lula Almeida (José Raimundo Silva de Almeida, 1963-2014) teve uma trajetória marcada pela educação e pela política. Formado em História e Direito pela Universidade Federal do Maranhão, atuou como professor em escolas estaduais, advogado e empresário, chegando a criar um instituto de ensino superior. Também foi deputado estadual e ocupou cargos de secretário de Estado em duas gestões no Maranhão, nos governos de Zé Reinaldo Tavares e Jacques Wagner.
O residencial foi nomeado em sua homenagem por lei municipal aprovada em 2015 pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira. Lula Almeida faleceu em 22 de setembro de 2014, aos 51 anos, vítima de insuficiência renal crônica, deixando filhos e netos.
Durante a inauguração, o presidente Lula ressaltou a importância do programa habitacional e o legado de Lula Almeida para o Maranhão, lembrando sua contribuição à educação e ao serviço público no estado.