Dois jovens de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, viveram momentos de desespero longe de casa após caírem em um golpe que começou com a promessa de um emprego em Itabuna. Claiton Santana da Gama e o amigo Vitor, ambos de 19 anos, foram trazidos por um homem que se apresentou como marceneiro e dono de um negócio no ramo de estofados, identificado apenas como Elder.
Os rapazes contaram ao jornalista Oziel Aragão, da OziTV, que chegaram a trabalhar por cerca de dois meses, acreditando que receberiam o pagamento combinado. Mas o suposto empregador desapareceu após levá-los até o centro da cidade, sob o pretexto de sacar o dinheiro.
Sem recursos e sem conseguir contato com a família — já que o único celular foi roubado —, os dois jovens passaram a viver nas ruas de Itabuna. Dormiram debaixo de marquises e receberam apoio do Centro Pop, serviço da prefeitura voltado a pessoas em situação de rua, onde faziam as refeições e tomavam banho.
Apesar da assistência básica, Claiton e Vitor não conseguiram ajuda para retornar ao município natal. A reviravolta veio quando o caso chegou até o jornalista Oziel Aragão, que mobilizou seguidores nas redes sociais. Em menos de 20 minutos, ele conseguiu as passagens de volta, além de hospedagem e alimentação até o horário do embarque.
A viagem de retorno foi marcada para a tarde desta quarta-feira (15), e os jovens devem chegar a Luís Eduardo Magalhães amanhã (16), aliviados por finalmente poderem reencontrar suas famílias e deixar para trás os dias de incerteza vividos nas ruas.