Dois dos melhores times do continente, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram neste sábado (29) para uma final muito esperada pela Copa Libertadores da América, onde o vencedor se tornaria o primeiro brasileiro tetracampeão do torneio. Em 2021, os rivais duelaram na decisão, e deu Verdão, por 2 a 1, na prorrogação, com gol de Deyverson.
Flamengo foi melhor nos primeiros 20 minutos do primeiro tempo, pressionou o Palmeiras, e criou chances com Arrascaeta, Bruno Henrique e Samuel Lino. Palmeiras só deu o primeiro chute no gol depois dos 20 minutos, quando subiu a marcação e apertou mais o time carioca. Um lance polêmico marcou a etapa inicial. O volante Erick Pulga entrou com a sola na canela de Bruno Fuchs, sem bola, e recebeu apenas o amarelo. O VAR analisou o lance, mas não chamou o árbitro.
No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor, criando mais oportunidades, e aos 21 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio e Danilo subiu mais alto para marcar de cabeça. O Palmeiras até se lançou ao ataque em busca do empate, mas não teve muitas oportunidades, a melhor delas com Vitor Roque.
O maior campeão da Libertadores é o Independiente, com sete conquistas, seguido por Boca Juniors, com seis, e Peñarol, com cinco. Entre os brasileiros, Flamengo chegou a quatro títulos, seguido por Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, cada um com três taças.





