Projeto aprovado na Câmara de Ilhéus cria Programa Municipal de Segurança Integrada

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão de ontem (02), o Projeto de Lei (PL) nº 110/2025, que institui o Programa Municipal de Segurança Integrada (PMSI). A proposta tem como objetivo fortalecer a segurança pública local por meio de um trabalho de cooperação entre o poder público municipal, as polícias Militar e Civil, Forças Armadas, órgãos de segurança estadual e federal, além da sociedade civil.

A iniciativa prevê a adoção de diversas ações, como a instalação e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras; aumento do patrulhamento policial nas praias, bairros populosos e distritos; instalação de bases móveis de apoio à polícia em áreas estratégicas; criação do programa “Polícia Amiga do Bairro”; apoio psicológico e social às famílias vítimas da violência; ampliação da ronda ostensiva com uso de viaturas, motos, bicicletas e drones; e cooperação com as Forças Armadas em operações especiais, entre outras medidas.

O texto também autoriza a celebração de convênios entre o Executivo municipal e o Governo do Estado, União e setor privado, a fim de garantir recursos financeiros, tecnológicos e humanos para a implementação do PMSI. Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas comunitárias de conscientização sobre segurança e cidadania.

A matéria, de autoria do vereador Professor Gurita (PSD), foi aprovada pelo Plenário. Segundo ele, a proposta é mais uma resposta do Legislativo ilheense ao momento crítico que vive a cidade, que tem registrado episódios de violência grave.

“Esses episódios de violência afetam diretamente a vida de mulheres, jovens, crianças e famílias inteiras. Crimes recentes, cometidos de forma brutal e à luz do dia, revelam a necessidade urgente de reforçar políticas preventivas e de combate à criminalidade. O projeto apresenta medidas inovadoras e integradas”, afirmou o parlamentar, na justificativa.

Com a aprovação na CMI, o PL nº 110/2025 segue agora para sanção do chefe do Executivo municipal.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.