Os 27 Territórios de Identidade da Bahia estão sendo monitorados, através das barreiras móveis da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). “Reforçamos as barreiras para proteger a agropecuária baiana de doenças e pragas, combater o abate e comércio clandestino de animais bem como proteger a saúde da população”, enfatiza o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

Na última quinzena de janeiro, em parceria com a Polícia Militar, a ADAB realizou nas barreiras móveis a fiscalização de 479 veículos para averiguar o transporte dos produtos de origem vegetal e animal. Com essa fiscalização, houve a apreensão de mais de 20 toneladas de carne bovina, caprina e suína além de produtos lácteos sem o certificado de inspeção exigido e sem origem conhecida, transportados em temperatura e veículos inadequados, sem respeito às normas de higiene. Foram fiscalizadas um total de 397 toneladas de produtos de origem vegetal entre frutas, cereais e mudas e mais de 229 toneladas de produtos de origem animal. As barreiras móveis aconteceram em mais de 30 cidades e as apreensões ocorreram em Feira de Santana, Jequié, Mundo Novo e Senhor do Bonfim.

As ações prosseguiram também em parceria com a Vigilância Sanitária e o Ministério Público em feiras livres e estabelecimentos privados em Livramento de Nossa Senhora. Os produtos apreendidos foram encaminhados à destruição pela ausência de documento sanitário. “Produtos sem origem conhecida são levados à venda, sem respeitar os critérios de higiene determinados por lei, por isso, a intercessão da ADAB para impedir que esses mesmos produtos cheguem à mesa do consumidor. A temperatura exigida para transporte de carne é até 7° C e alguns comerciantes e produtores não têm seguido essas medidas”, reforça Maurício.