A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI realizou sua prestação de contas referente ao exercício de 2024, num evento marcado pela transparência, reconhecimento e celebração coletiva. O encontro coincidiu com as comemorações dos 115 anos de emancipação do município, reforçando a importância do Projeto Recicla Itabuna, iniciativa que valoriza a inclusão socioambiental na construção de uma cidade mais sustentável.
O evento aconteceu no Centro de Cultura Adonias Filho, e reuniu autoridades, instituições parceiras, representantes da imprensa e lideranças que contribuem para o fortalecimento da reciclagem como instrumento de transformação social.
TRANSPARÊNCIA, COMPROMISSO E GRATIDÃO
A apresentação do relatório foi conduzida pela diretoria da AACRRI, em conjunto com a assistente social da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Andréa Pires dos Reis, por meio do Programa Mãos que Reciclam, e com o técnico assessor Marcos Vinícius Pedra Pereira. Foram detalhadas as atividades desenvolvidas ao longo de 2024, os principais avanços, desafios enfrentados, bem como as receitas e despesas da associação. Em 2024, foram coletadas 753 toneladas de produtos recicláveis, gerando uma receita de R$ 1,5 milhão.
Além dos dados financeiros, foram compartilhadas experiências nas áreas de educação ambiental, parcerias institucionais e empresariais, ações sociais aos associados, participações em eventos públicos e a implantação de benefícios internos como folgas remuneradas, licença maternidade, cozinha e fundo de apoio à saúde.
PARCEIROS QUE ABREM NOVOS CAMINHOS
O evento contou com a presença de dirigentes municipais e instituições que, ao longo do ano, contribuíram com o trabalho da AACRRI, como Sonia Fontes, secretária de Infraestrutura e Urbanismo; Dra. Telma Souto, do Tribunal Regional do Trabalho; Dra. Marselha Dellian, do Ministério Público do Trabalho; Dra. Aline Brito Muller, da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Elenise Velanes, do Grupo Velanes e O Boticário; Maurício Sena, da CVR Costa do Cacau; • Alan Lima, da Biosanear; Barbara Aragão, do CESOL – Centro Público de Economia Solidária; Vereador Paulinho do Banco, representando o Legislativo Municipal; e Jeane Santos, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia. Todos receberam o Troféu Amigo do Catador.
Também foram homenageados os representantes da mídia, fundamentais na visibilidade como o jornalista Daniel Thame, o Grupo iPolítica, e a TV Santa Cruz, que receberam o Troféu “Amigo do Catador”, uma homenagem carregada de afeto e gratidão, que simboliza a importância da atuação conjunta para garantir dignidade, estrutura e reconhecimento à categoria.
RENOVACÃO DE COMPROMISSOS
A AACRRI também aproveitou o evento para celebrar os frutos colhidos com o trabalho coletivo e reafirmar seu compromisso com a organização dos catadores e catadoras, a defesa de direitos sociais e trabalhistas, e a promoção da justiça socioambiental.
O encontro foi encerrado com um momento de confraternização entre os presentes, através de um coffee break, fortalecendo laços, trocas e esperanças. prestação de contas da AACRRI vai muito além dos números: é um testemunho vivo de resistência, inclusão e transformação social impulsionado pelas mãos que reciclam e por todos e todas que estiveram presentes, ajudando a construir, diariamente, uma cidade mais justa, solidária e sustentável.