O Tribunal do Júri condenou na última sexta-feira, 10, Tiago Campos Teles, pelo assassinato do advogado Gleidson Nery de Jesus (foto). O crime ocorreu em agosto de 2024, no município de Jaguarari, no norte da Bahia. Tiago foi condenado a a 35 anos, 4 meses e 29 dias. A decisão do Tribunal do Júri acatou acusação sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos promotores de Justiça Felipe da Mota Pazzola e Isabela Santana dos Santos.
De acordo com a denúncia do MP, no dia 31 de agosto de 2024, por volta das 7h36min, no distrito de Pilar, em Jaguarari, o réu em coautoria com um adolescente matou o advogado de forma premeditada e violenta. O homicídio foi triplamente qualificado por motivo fútil, meio cruel e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
As investigações revelaram que o Tiago e o adolescente entraram na casa da vítima, sem encontrar resistência. No local, após uma aparente calma, Tiago tornou-se agressivo e aplicou um golpe de “mata-leão” em Gleidson, imobilizando-o até que perdesse a consciência. Em seguida, o réu desferiu vários golpes de faca, provocando a morte do advogado.
Ainda conforme a denúncia, o adolescente também teria participado ativamente do homicídio. A sessão foi presidida pelo juiz Francisco Pereira de Morais, que determinou o cumprimento da pena em regime fechado.