Chocolat Festival Ilhéus reúne grandes chefs, experiências imersivas e inovação

por Redação
0 comentários 3 minutos para ler

Uma das programações mais aguardadas do calendário cultural e gastronômico do país, o Chocolat Festival Ilhéus 2025 chega à cidade sul-baiana entre os dias 17 e 20 de julho com uma edição ainda mais robusta e plural. Grandes nomes da confeitaria e da cozinha brasileira, experiências sensoriais, oficinas interativas, atrações culturais e debates sobre sustentabilidade e inovação fazem parte do evento, que consolida Ilhéus como capital do chocolate de origem na América Latina.

“O Chocolat é mais que um festival — é um catalisador de conexões entre o campo, o mercado e a cultura. Nosso propósito é mostrar o valor da floresta em pé por meio do cacau, do chocolate e das pessoas que fazem parte dessa cadeia”, afirma Marco Lessa, idealizador do evento e referência nacional na promoção do cacau de origem.

Na Cozinha Show, o público poderá assistir de perto às criações de chefs reconhecidos nacionalmente. Entre eles, os destaques da televisão: Bárbara Frazão, participante do MasterChef Brasil; Tábata Romero, duas vezes finalista do programa Que Seja Doce no canal GNT; e Lucas Corazza, jurado fixo do mesmo programa. Completam o time das masterclasses e demonstrações ao vivo as participações da argentina Mariana Corbetta, de Rafael Barros, referência em confeitaria; além de chefs que representam diferentes regiões do Brasil e suas raízes culinárias, como Cris Rosa, Henrique Brasília, Manuela Oliveira, Dani Façanha, Carlos Ribeiro, Elibia Portela e Olívia Fernandes. Além das apresentações gratuitas, alguns desses profissionais conduzirão master classes exclusivas e pagas, oferecendo ao público uma experiência formativa de alto nível com o chocolate como protagonista.

Entre os destaques da programação, está a estreia da Fantástica Mini Fábrica de Chocolate, uma atração interativa que mostra ao público todas as etapas da produção bean to bar. O festival também promove o Chocolat Cast, um estúdio de entrevistas ao vivo em formato de podcast, e o Atelier de arte com Léo Vilela, que une chocolate e expressão artística. Pela manhã e tarde dos dias 17 e 18, o Cacao Summit reúne especialistas, produtores e empreendedores para discutir o presente e o futuro do setor. Já o Chocoday, marcado para 19 de julho, terá uma programação especial voltada à sustentabilidade e à inovação na cadeia do cacau.

Com entrada solidária (mediante a doação de 1kg de alimento não perecível), o evento também investe em ações educativas. O Chocolat Kids, com Karla Leal, oferece oficinas lúdicas para crianças, enquanto o Chocolat Teens, com Tia Pri, propõe uma oficina de análise sensorial para pré-adolescentes entre 10 e 14 anos. A Cozinha Show deste ano também contará com um sistema de compostagem em tempo real, conectando gastronomia e consciência ambiental.

A programação cultural também ganha destaque no Palco Cacau, com atrações como Danilo Caymmi, além de apresentações de dança, capoeira, teatro, contação de histórias e espaços dedicados à literatura e artes visuais, com venda de livros e obras de arte.

O Chocolat Festival Ilhéus 2025 reafirma seu compromisso com a economia criativa, a educação, a sustentabilidade e o fortalecimento da cultura do cacau, posicionando-se como uma das maiores plataformas de valorização do chocolate de origem no mundo.

Realizado pela da MVU Empreendimentos, o projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahiater, assim como do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e o Funcacau, Prefeitura de Ilhéus, Unicafes BA, Ceplac, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, IF Baiano – Campus Uruçuca, Biofábrica da Bahia e Associação dos Produtores de Cacau (APC).

SERVIÇO
Chocolat Festival Ilhéus
Quando: 17 a 20 de julho
13 de junho – das 19h às 22h
14 a 16 de junho – das 14h às 22h
Onde: Centro de Eventos de Ilhéus
Endereço: Av. Soares Lopes, 1.597 – Cidade Nova, Ilhéus

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.