O sabor do cacau baiano ganhará ainda mais destaque no 1º Circuito Gastronômico do Chocolat Festival, uma ação inédita do Chocolat Bahia 2025, realizada em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a TV Santa Cruz e a Bahia FM Sul.
A proposta une criatividade, identidade local e valorização dos ingredientes regionais por meio de um concurso cultural que convida os restaurantes da cidade a criarem sobremesas autorais com cacau e chocolate de origem. Participam do concurso os seguintes restaurantes: Bataclan, Varanda, Jardim Atlântico, Morro dos Navegantes, Tororomba e Tiêta.
Entre os dias 10 e 21 de julho, os estabelecimentos participantes oferecerão em seus cardápios receitas exclusivas elaboradas especialmente para o circuito. As criações serão avaliadas pela originalidade, sabor, apresentação e conexão com a cultura regional. O objetivo da iniciativa é incentivar a inovação na gastronomia local, fortalecer a cadeia produtiva do cacau e dar visibilidade aos profissionais e empreendimentos do setor.
“Ilhéus respira cacau, e essa é uma oportunidade de traduzir essa essência em forma de experiência gastronômica”, destaca Marco Lessa, criador do Chocolat Festival. A ação conta com ampla divulgação nas mídias parceiras, redes sociais e no evento presencial, promovendo uma imersão sensorial para moradores e turistas.
O ponto alto do concurso acontece no dia 19 de julho, quando o programa Na Rota do Chocolate, da TV Santa Cruz, exibirá a seleção da melhor sobremesa. A criação vencedora será premiada com a entrega de um troféu especial durante a programação do Chocolat Festival, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entre os dias 17 e 20 de julho.
O Chocolat Festival Bahia e o Cacao Summit tornam Ilhéus, mais uma vez, o epicentro do cacau, chocolate e da cultura brasileira. Em sua edição mais aguardada, o evento reúne gastronomia de alto nível, debates internacionais sobre o futuro do cacau e atrações culturais. Entre os destaques deste ano, estão os chefs Tábata Romero (do programa Que Seja Doce, no GNT), Janaína Torres, que foi eleita a melhor do mundo em 2024, Rafael Barros, premiado chef de confeitaria, Dani Façanha, uma das maiores representantes da cozinha baiana no Brasil, Elíbia Portela, a criadora do pão delícia, e outros, que prometem encantar o público com receitas e demonstrações ao vivo.
Além da programação gastronômica, o Cacao Summit reúne especialistas como Chloé Doutre-Roussel, autora do famoso livro The Chocolate Connoisseur, conhecida como “Madame Chocolate” pelas suas pesquisas e contribuições para o setor, e mais grandes nomes para discutir os desafios e tendências do mercado do cacau no Brasil e no mundo. O festival também contará com shows musicais, e tem confirmada a apresentação especial do cantor e compositor Danilo Caymmi, reforçando a integração entre arte e sustentabilidade.
Outros destaques desta edição são a estreia, em Ilhéus, da Fantástica Mini Fábrica de Chocolate, onde o público poderá acompanhar de perto todo o processo de produção do chocolate — da amêndoa à barra — de forma educativa e interativa, e o Chocolat Teens, onde jovens de 10 à 14 anos poderão participar de oficinas de análise sensorial de chocolate.
Com entrada gratuita, o evento espera atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o protagonismo da região cacaueira no cenário nacional e internacional.