Na tarde da última segunda-feira, 18, foi realizada, na Casa dos Conselhos de Itabuna, localizada na Travessa Juarez Távora, nº 32, bairro São Caetano, a eleição e posse da Mesa Diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) para o biênio 2025-2027. Foi eleito presidente o representante da Associação dos Cegos do Sul da Bahia (ACSB), Danilo da Silva Azevedo Neto.
O COMPEDE é um órgão colegiado e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), com caráter consultivo e fiscalizador das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município.
Entre seus objetivos estão: promover e defender os direitos das pessoas com deficiência; acompanhar, propor e fiscalizar a execução de políticas públicas inclusivas; além de apoiar campanhas educativas e de conscientização sobre acessibilidade, inclusão e cidadania. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, de forma paritária.
O processo de reativação do COMPEDE foi iniciado em 2023, na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), pelo então secretário Júnior Brandão, sendo concluído em 2024, já na gestão do atual secretário da SEMPS, José Carlos Trindade.
A eleição foi acompanhada pela gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Suse Mayre Martins Moreira, que representou o secretário interino da SEMPS, o vice-prefeito Josué Brandão Júnior, o qual acompanhou todo o processo de reativação do Conselho.
Foram eleitos para a Mesa Diretora:
Presidente – Danilo da Silva Azevedo Neto (ACSB)
Vice-Presidente – Juilma Cristina Nogueira (APAE)
Secretário – Jafé Rodrigues (GACC)
1º Tesoureiro – Jislayne Figueiredo Caldas (AMA)
2º Tesoureiro – Geny Ettinger Campos (CEPEI)
De acordo com o secretário interino de Promoção Social, Júnior Brandão, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é essencial para assegurar que as pessoas com deficiência participem ativamente da construção de políticas públicas que impactam suas vidas, fortalecendo a democracia e a equidade.