Na manhã desta segunda-feira (14), no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, foi realizada a cerimônia de abertura do Congresso Águas de Futuro – Saneamento, Sustentabilidade e Desenvolvimento para Itabuna, com o tema central “Universalização do Saneamento e a Revitalização do Rio Cachoeira”. O evento contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), do presidente da Emasa , Ivan Maia, da secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, da secretária executiva da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC), Rita Souza, além de secretários municipais, vereadores e representantes de instituições regionais.
Ao abrir oficialmente o evento, o presidente da Emasa , Ivan Maia, destacou o protagonismo do Congresso no debate das políticas públicas de saneamento e preservação dos recursos hídricos. “O Rio Cachoeira é a alma de Itabuna. Pensar o seu futuro é pensar o futuro da cidade. Estamos aqui reunidos para fortalecer estratégias que nos levem à universalização do saneamento e à recuperação ambiental, como parte de um compromisso real com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”, afirmou.
A titular da SIURB, Sônia Fontes reafirmou o compromisso da atual gestão com a ampliação do saneamento básico. “Desde o início da administração temos feito investimentos históricos, por determinação do prefeito. Com o Mais Água, estamos levando abastecimento regular a bairros que antes viviam sob racionamento. Além disso, temos ampliado a captação do esgoto sanitário da cidade. E seguimos avançando com obras com saltos em direção à Itabuna do futuro”, pontuou.
Representando a AMURC, Rita Souza também defendeu a atuação conjunta entre os municípios e a importância de construir soluções regionais. “Precisamos pensar o saneamento como parte de um projeto de vida. A AMURC, com os consórcios regionais, tem levado essa pauta aos 13 municípios da Bacia do Rio Cachoeira, conectando os desafios locais para o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU”, reforçou.
Durante o evento, o prefeito Augusto Castro assinou, ao lado da secretária Sônia Fontes e do presidente da Emasa , Ivan Maia, a autorização para licitação das obras da Estação de Tratamento de Esgoto e redes de captação em tempo seco na margem direita do Rio Cachoeira. A ação integra o Programa Itabuna 2030, com recursos do Banco Fonplata, e representa um marco no processo de despoluição do principal rio que corta o município – Rio Cachoeira.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou os avanços recentes. “A Emasa tem dado passos significativos com o Programa Mais Água para a Cidade, e a meta é, dentro de um ano, garantir abastecimento diário para toda Itabuna. Mas também precisamos avançar no esgotamento sanitário, e esse projeto da margem direita do Rio Cachoeira é um grande exemplo desse esforço”, declarou Augusto Castro.
O Congresso Águas de Futuro segue até o final do dia com palestras e painéis temáticos sobre governança, modelos de gestão, regulação e experiências bem-sucedidas no setor de saneamento ambiental. Participam representantes do setor público, especialistas, pesquisadores e sociedade civil.
Também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito Júnior Brandão, os secretários Lívia Mendes (Saúde), José Carlos Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), José Trindade (Promoção Social) e Luciano Veiga (Governo), além dos vereadores Wilmaci de Oliveira (PcdoB), Eldon Orêa (Avante), José Alberto (PSB), Paulinho do Banco (PC do B), Adilson Pereira – Zoi (Avante) Babá Cearense (PP) e Denilton Santos (Avante).