Centenas de pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social foram atendidas nesta terça-feira (19), durante o Mutirão POP Rua Jud de Itabuna, realizado na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no centro da cidade. A iniciativa, a primeira em um município do interior, foi promovida pela Justiça Federal e Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos.
O evento, contou também com o apoio da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), ofereceu acesso a serviços de saúde, regularização de documentos, atendimento jurídico e benefícios assistenciais.
O Mutirão integra a política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca garantir direitos e dar visibilidade à população em situação de rua. Durante todo o dia, os participantes puderam se cadastrar para receber atendimentos básicos e encaminhamentos, enfrentando barreiras que muitas vezes começam pela ausência de documentos como registro de nascimento e carteira de identidade.
Para o presidente da Emasa, Ivan Maia, o apoio ao Mutirão é também uma forma de fortalecer o compromisso social da autarquia com a cidade: “A Emasa entende que é preciso enxergar a cidade de maneira integral, considerando seus desafios sociais. Apoiar o Mutirão POP Rua Jud é apoiar a cidadania e contribuir para que essas pessoas tenham acesso a direitos básicos que muitas vezes lhes são negados”, destacou.