A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) concluiu as obras e serviços de expansão das redes de água e esgoto no loteamento Nova Esperança, no bairro Nova Ferradas, na zona oeste da cidade.
Foram implantados pouco mais de 400 metros de redes de água e esgoto que beneficiam 110 residências, da Rua Beira-Rio e das travessas Boa Vista e Bom Sossego.
Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, a empresa vem trabalhando na expansão do saneamento básico para atender às metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
“Mesmo com recursos limitados, a Emasa vem priorizando a expansão dos serviços de água e esgoto em diversas comunidades. A meta do Novo Marco do Saneamento Básico estabelece que até 2033 toda a população brasileira seja atendida com 99% de acesso à água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto”, aponta Tauan Sampaio.
Para o presidente da Emasa, Ivan Maia, o investimento em saneamento básico é essencial na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Estudos recentes apontam que em comunidades que contam com os serviços de saneamento básico os jovens têm índices de aprovação no ENEM superior àqueles que habitam localidades sem o mesmo benefício”, constata Ivan Maia.
A implantação das redes de água e esgotamento sanitário no loteamento Nova Esperança também atende ao Pedido de Providencia do vereador Silas da Saúde (PSD) prontamente atendido pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
O vereador também solicitou que sejam atendidas a Rua Santa Rita e as 1ª e 2ª travessas Santa Rita, que estão em fase de estudos para futura expansão por técnicos da Emasa.
Na próxima semana, equipes das gerências Técnica e Comercial realizarão o cadastramento dos imóveis e as ligações domiciliares de água e esgoto nas novas redes.