Encanto, risadas e descobertas marcam temporada de A Aventura de Mariá e Mureci em creches de Ilhéus

Projeto do Teatro Popular de Ilhéus levou o espetáculo para mais de 500 crianças de creches municipais. Próximas apresentações serão em Itabuna

por Redação
0 comentários 3 minutos para ler

Entre risos, olhos brilhando e muita imaginação, mais de 500 crianças de Ilhéus embarcaram, entre os dias 22 e 26 de setembro, na aventura de Mariá e seu amigo Mureci. O espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) levou poesia, música e encantamento às creches indígenas Tupinambá Oka Katuana e Amotara, em Olivença, à Creche Municipal Mário Giommoni, no Malhado, à Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, na Conquista, e à Creche Municipal Dom Eduardo, no bairro São Francisco.

Ao todo, foram 20 apresentações repletas de descobertas e afeto, dentro do projeto A Aventura de Mariá e Mureci Circulação Primeira Infância. Os pequenos mergulharam em um universo lúdico de amizade e conexão com a natureza. Ao final, ainda participaram de atividades de desenho e pintura, registrando suas próprias impressões da aventura.

O projeto integra os editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura, e recursos da PNAB/Ministério da Cultura – Governo Federal.

Para o dramaturgo e diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a experiência reafirma o poder transformador da arte na formação da infância. “É emocionante ver o brilho nos olhos das crianças e perceber como o teatro consegue dialogar com elas de forma tão intensa. O espetáculo não apenas diverte, mas também estimula a criatividade, a sensibilidade e o aprendizado”.

A diretora da Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, Cleize Sandes, reforça o impacto da iniciativa. “É muito encantador. É bastante lúdico e se aproxima muito da linguagem das crianças. Elas interagem, participam e se divertem, e nós, adultos da equipe, também nos divertimos bastante. Foi um momento mágico e inesquecível”, pontua.

“O espetáculo fala da Mata Atlântica, aborda a diversidade, traz pontos específicos da história regional de Ilhéus e, com isso, proporciona às nossas crianças o conhecimento da nossa história e da nossa cultura, acrescenta Sandes”.

Próxima parada: Itabuna – Após a temporada em Ilhéus, o projeto segue para Itabuna, onde será apresentado entre os dias 6 e 10 de outubro, em cinco unidades educacionais da cidade, levando a magia do teatro a mais crianças da região.

Teatro Popular de Ilhéus – O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.

Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.

PNAB – Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Cronograma Itabuna
Centro Comunitário Creche Irmã Margarida
Segunda-feira (06.10) Às 9h, 10h30, 14h, 15h

Escola Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães
Terça-feira (07.10) – Às 9h

Escola Ação e Cidadania
Terça-feira (07.10) – Às 11h, 14h, 15h

Escola Municipal Creche Maria Goretti
Quarta-feira (08.10) – Às 9h, 10h, 14h, 15h

Escola Municipal São Paulo da Cruz
Quinta-feira (09.10) Às 9h, 10h30, 14h, 15h

10.10.2025 – Creche CAIC Jorge Amado
Sexta-feira (10.10) – Às 9h, 10h30, 14h, 15h

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.