Uma mulher de 69 anos foi deixada sozinha e trancada no interior do Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, em Ipiaú, após receber medicação intravenosa na unidade. O caso aconteceu na última segunda-feira (7) e gerou indignação da família.
Segundo relatos, após o término da administração do medicamento, a paciente percebeu que todos os profissionais haviam deixado o local e que as portas haviam sido fechadas. Sem conseguir auxílio imediato, ela ligou para a filha, que mora em Salvador, pedindo ajuda. A idosa permaneceu por mais de uma hora na unidade até ser liberada.
“Ela é diabética, hipertensa e estava tremendo, muito abalada. Precisei resolver tudo à distância, pedindo ajuda a uma amiga que trabalha na área da saúde em Ipiaú”, relatou Cíntia Assunção à TV Bahia, afiliada da TV Globo. De acordo com a filha, a mãe só foi liberada por volta das 14h, quando o turno da tarde começou.
A família pretende tomar medidas judiciais contra o que considerou um grave caso de negligência. “Não queremos que isso volte a acontecer com mais ninguém”, destacou Cíntia, que é advogada.
Em nota, a Prefeitura de Ipiaú lamentou o episódio e informou que a unidade fecha para o almoço. Ainda segundo a gestão municipal, os servidores não se atentaram à presença da paciente no interior do prédio. A administração afirmou ter prestado assistência à idosa e garantiu a abertura de procedimento interno para apuração dos fatos.