Horto Florestal da Uesc doa mudas de árvores para serem plantadas na zona rural de Ibicaraí

por Redação
0 comentários 3 minutos para ler
[adrotate banner="7"]

Em mais uma ação em prol do meio ambiente e da preservação das nossas matas e nascentes, o grupo Turma da Caminhada (formado por mais de 300 participantes) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí, solicitou ao Horto Florestal da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) 100 mudas de árvores nativas da região sul da Bahia, que serão plantadas em áreas degradadas da zona rural do município.

[adrotate banner="7"]

 

As tratativas na Uesc foram realizadas com a professora Larissa Costa, responsável pelo Horto Florestal. Na ocasião, foram solicitadas 100 mudas de diversas espécies: Ipê-rosa, Angico, Birreiro-branco, Guapuruvu, Jacarandá-da-Bahia, Jacarandá-branco, Jenipapo, Pau-d’alho, Pau-sangue, Mané-velho, Tucum, Mogno, Pau-brasil e Vinhático.

[adrotate banner="7"]

As mudas foram retiradas no viveiro da Uesc, na manhã de sexta-feira, dia 23 de maio, pelo secretário de Agricultura Fredson Santos, o diretor de Meio Ambiente Fábio Valentin e os integrantes da Turma da Caminhada: Arnold Coelho, Sandoval Novais, Valdoilson Alves de Souza e Adauto Brasileiro.

[adrotate banner="7"]

 

[adrotate banner="7"]

Segundo Arnold Coelho, a Turma da Caminhada. em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí. já fez outras retiradas de mudas do Horto Florestal da Uesc. “A ideia é sempre promover caminhadas ecológicas com plantio em áreas degradadas, como forma de conscientizar a população local e da zona rural sobre a importância de preservar as nossas matas”, disse Arnold.

[adrotate banner="7"]

A parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já é consolidada, e tanto o secretário Fredson Santos quanto o diretor de Meio Ambiente Fábio Valentin são entusiastas da causa ambiental e têm contribuído significativamente. “A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica com uma parte das mudas para doar a quem queira plantar no meio rural. Nossa parceria com a Turma da Caminhada tem rendido bons frutos”, afirmou Fredson.

Viveiro Municipal

[adrotate banner="7"]

Paralelamente a essas ações, a Secretaria Municipal de Agricultura já possui um projeto para a criação de um Viveiro Municipal, que inicialmente pretende produzir entre 10 mil e 15 mil mudas por ano. Segundo Fredson, já existe um local definido para a instalação do viveiro, e a ideia é transformá-lo em Projeto de Lei na Câmara Municipal, para que seja gerido pela prefeitura e atenda aos pequenos agricultores com mudas de árvores frutíferas, exóticas e cacaueiras. “Temos o aval da prefeita Monalisa e a promessa de doação de uma estufa pela professora da Uesc, Josefa Sonia Fonseca. Em breve, iniciaremos o processo de montagem desse viveiro”, disse Fredson.

[adrotate banner="7"]

Como encomendar mudas no Viveiro do Horto Florestal da Uesc?
O Viveiro de Mudas Florestais é um projeto vinculado ao Horto Florestal da Uesc, sem fins lucrativos. Criado em 1995, tem como objetivo produzir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o enriquecimento da flora do próprio Horto, além de incentivar projetos e programas de recuperação de nascentes, áreas degradadas, arborização de rodovias e praças públicas, entre outras finalidades socioambientais.

E-mail para contato: [email protected]
Link para cadastro: Encomenda Mudas Viveiro Florestal
Horário de atendimento: das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30

[adrotate banner="7"]
[adrotate group="3"]

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.