O Hospital Beira Rio, que completa 30 anos no início de 2026, vem fazendo investimentos que melhoram a qualidade dos serviços à população sulbaiana e se consolidando como referência na área de oftalmologia. Fundado pelos médicos Dr. Carlos Ernani, Dr. Ronaldo Netto, Dr. Vandick Rosa e Dr. Vável Andrade, o HBR conta também com profissionais de excelência em diversas especialidades.
Nos anos 2024-2025 foram investidos cerca de um milhão e duzentos mil reais em modernos equipamentos, além da melhoria física da estrutura do hospital. “Todos os aparelhos antes de serem adquiridos pelo hospital passam por uma rigorosa avaliação técnica por nosso quadro de médicos, trazendo assim uma melhor confiança e conforto durante os exames realizados em cada paciente, sempre visando a tecnologia e diagnóstico precisos, proporcionando um melhor resultado”, destaca o CEO do HBR, Èlio Nascimento.
Entre os equipamentos adquiridos pelo Hospital Beira Rio destacam-se o novo arco cirúrgico, que oferece uma série de benefícios cruciais para o centro cirúrgico, principalmente ao fornecer imagens de raio-X em temporeal (fluoroscopia) durante os procedimentos; Um aparelho de ultrassonografia, que oferece diversos benefícios no centro cirúrgico; um carro de anestesia, que oferece diversos benefícios para o centro cirúrgico, com destaque para a precisão na administração de anestesia, a flexibilidade para diferentes tipos de pacientes e a integração tecnológica; e dois focos de luz de teto LED, para salas de cirurgia, que impactam diretamente na segurança do paciente, precisão do procedimento e conforto da equipe médica e de enfermagem.
DIAGNÓSTICO SEGURO
Também foram adquiridos um monitor multiparamétrico, equipamento essencial no centro cirúrgico, proporcionando uma análise em tempo real dos sinais vitais do paciente, o que é fundamental para a tomada de decisões rápidas e seguras pela equipe médica; uma nova torre de vídeo no centro cirúrgico que oferece maior precisão, segurança e recuperação mais rápida para o paciente, e um sensor BIS Quatro que é utilizado em centro cirúrgico para a monitorização precisa da profundidade da anestesia, auxiliando o anestesiologista a administrar a dose ideal de medicamentos.


Destacam-se ainda entre as novas aquisições dois Auto Refratores, que melhora o fluxo dos pacientes na unidade hospitalar e melhorar o início dos diagnósticos; duas Lâmpadas de Fenda com sistema de câmera que melhora a precisão diagnóstico, gera registros confiáveis, facilita ensino e telemedicina, melhora a experiência do paciente; um módulo de software de Glaucoma para uso no aparelho de Tomografia OCT, que verifica a conformação e espessura da retina, além de detectar e diferenciar as camadas presentes na retina; e um Retinógrafo não-midriático que combina Retinografia colorida com Angiografia, trazendo versatilidade no diagnóstico e alta performance.
“O Hospital de Olhos vai continuar investindo em novos equipamentos e na contratação de profissionais que são referência em Oftalmologia no Brasil, além de fortalecer ações de responsabilidade social, como o Mutirão do Diabetes, que hoje é um exemplo para o mundo na prevenção e tratamento da doença”, afirma Élio Nascimento.




