O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) retornou, nesta terça-feira (19), à área de mata onde três mulheres foram encontradas mortas, em Ilhéus, no sul do estado. A equipe, com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura, procura a arma utilizada no crime e outros elementos que possam auxiliar na investigação.
As professoras Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41, e a filha Maria Helena, Mariana Bastos da Silva, de 20 desapareceram na sexta-feira (15), após saírem para passear com um cachorro na Praia dos Milionários. Os corpos foram localizados no dia seguinte, em uma área de vegetação, a cerca de 3 km do ponto onde foram vistas pela última vez em imagens de câmeras de segurança.
Segundo a Polícia Civil, as vítimas apresentavam marcas de facadas. O cãozinho que acompanhava o grupo foi encontrado vivo, muito assustado, amarrado a uma árvore, próximo ao local do crime. Até a manhã desta terça-feira, não havia informações sobre suspeitos nem sobre a motivação do triplo homicídio.
O caso causou comoção em Ilhéus e cidades vizinhas. Alexsandra e Maria Helena, professoras da rede municipal e vizinhas, eram amigas e atuavam juntas no Centro de Referência à Inclusão. Elas e Mariana, filha de Maria Helena, também participavam ativamente de igrejas batistas na região.
Os corpos de Maria Helena e da filha foram sepultados no domingo (17), em Aurelino Leal. Já Alexsandra foi velada em Ilhéus e enterrada em Vitória da Conquista.
A tragédia gerou manifestações populares. No domingo, dezenas de mulheres marcharam pela BA-001, vestidas de branco, pedindo justiça. Um novo protesto foi realizado na segunda-feira (18), próximo ao Aeroporto Jorge Amado, reunindo familiares, amigos e moradores. Os participantes exibiram cartazes com frases como “Parem de nos matar” e “Calaram três de nós”, além de entoarem cânticos religiosos.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que imagens de câmeras de pelo menos 15 estabelecimentos próximos ao local serão analisadas para auxiliar nas investigações.