Ilhéus realiza a 8ª Festa Literária, com programação diversificada

Evento acontece de 29 a 31 de julho, no Teatro Municipal de Ilhéus

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

O sociólogo e escritor Jessé Souza é presença confirmada na abertura da 8ª Festa Literária Ilhéus (FLI), que acontece de 29 a 31 de julho, no Teatro Municipal de Ilhéus, com a temática “A literatura centenária de homens e mulheres do Sul da Bahia”. Souza participará de um bate-papo sobre o tema “Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe”, com a participação do professor Flávio Gonçalves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A Festa Literária de Ilhéus é uma realização da Comunidade Tia Marita, em parceria com da Editus — Editora da Uesc, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus e a Academia de Letras de Ilhéus. A abertura oficial do evento contará com a presença do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, do prefeito de Ilhéus, e do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Sandro Magalhães, entre outras autoridades.

Na oportunidade, haverá o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, além de homenagens a outros nomes da literatura e da cultura regional, a exemplo de Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio.

Durante três dias, a FLI promoverá diversas atividades em espaços do centro histórico de Ilhéus, como o Teatro Municipal, a Praça Pedro Mattos (em frente ao Teatro), Praça Dom Eduardo, Rua Jorge Amado, sede da Academia de Letras de Ilhéus e nos auditórios do Ilhéus Praia Hotel e de A Parceria Contabilidade. A finalidade é reunir escritores, artistas e o público em geral para refletir sobre literatura, artes e suas conexões com educação, inclusão e liberdade.

As atividades incluem rodas de conversa sobre diversos aspectos da literatura, debates, oficinas, exposição, lançamentos e venda de livros, feira de artesanato e economia solidária, ações voltadas exclusivamente para o público infantil, além de várias apresentações culturais. Estão previstos shows musicais de Armandinho e Banda, Bomjuni, Laiô, Bia Berbert, Banda Pier 5, Orquestra Gongombira de Percussão, Flash Mob Literário, Balé Afro Batukejeje,  Teatro Popular de Ilhéus, entre outras atrações.

A FLI foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital integra a política de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.