Na sexta-feira (5), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) comemorou 34 anos de estadualização com um marco histórico: a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador e professor Jerônimo Rodrigues, que se torna o primeiro governador, em exercício da função, a receber a honraria na história da instituição. A sessão solene especial realizada pelo Conselho Universitário (Consu) celebrou a trajetória da universidade e reconheceu personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da Bahia e do país.
O Consu aprovou a concessão da honraria ao governador durante a primeira sessão ordinária realizada em fevereiro de 2025. O título reconhece e atesta a atuação de Jerônimo Rodrigues no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao benefício da sociedade, especialmente na área da educação, com foco no fortalecimento do ensino superior no estado.
![]()
![]()
“Eu saio daqui doutor, mas com uma responsabilidade ainda maior: fortalecer a educação baiana em parceria com os municípios, avançar na alfabetização, cuidar do ensino fundamental, cumprir nosso papel no ensino médio e seguir fortalecendo a educação superior”, afirmou o homenageado.


Título Doutor Honoris Causa
A honraria é a mais alta concedida pela instituição e reconhece personalidades que contribuem de forma marcante para a sociedade, seja na área acadêmica, científica, cultural ou social.
O reitor Alessandro Santana destacou que o momento simboliza não apenas o reconhecimento ao governador, mas também o compromisso da Uesc com valores humanísticos, científicos e democráticos. “Feliz de um estado que tem um professor governador com sensibilidade pela educação e pelas causas sociais”, disse.
Estadualização
Em 1991, o governo da Bahia incorporou a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) ao sistema público de educação, por meio da Lei nº 6.344, de 5 de dezembro daquele ano.
Atualmente, a Uesc atende 9,5 mil estudantes e conta com 819 professores na docência de 30 cursos de graduação. A universidade mantém 40 cursos de graduação e 50 programas de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, todos distribuídos no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, consolidando-se como um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para a região Sul da Bahia.
Emoção
O vice-reitor da Uesc, professor Maurício Moreau, colega do governador Jerônimo Rodrigues na turma de 1987 da Escola de Agronomia de Cruz das Almas (UFBA), fez uma saudação convocando cerca de dez integrantes do grupo para entregar flores ao casal Jerônimo e Tatiana Veloso Rodrigues. “Recordo-me de quando ingressamos na Escola de Agronomia. Tínhamos o sonho de nos tornarmos profissionais. Lá, encontramos um ambiente que nos levou a desejar mais do que o domínio de competências e habilidades: passamos a assumir como meta fazer a diferença para a sociedade. Estamos cumprindo esse propósito, e Vossa Excelência faz e fará ainda mais”, afirmou o vice-reitor.




