Única maternidade com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no sul da Bahia, construída pelo Governo do Estado e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, comemorou, na manhã de sexta-feira (19), os 35 anos do SUS, uma das maiores conquistas do povo brasileiro, garantida na Constituição de 1988 e regulamentada em 1990.
A celebração ocorreu no pátio da unidade, com hasteamento solene de bandeiras e a presença da assessora especial do governador Jerônimo Rodrigues e ex-secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. O momento contou ainda com aplausos dos colaboradores do hospital, em reconhecimento à instituição como referência na saúde da mulher e da criança na região.
Inaugurado em 2021, o HMIJS é referência no atendimento a gestantes e crianças de até 15 anos, 11 meses e 29 dias. Projetado para atender prioritariamente a população de 20 municípios do sul e do baixo sul da Bahia, o hospital também acolhe pacientes de outras regiões do estado e de 17 unidades da federação, demonstrando a confiança nacional nos serviços gratuitos oferecidos.
A unidade dispõe de ampla infraestrutura, com leitos de internação, incluindo terapia intensiva neonatal, semi-intensiva e terapia intensiva pediátrica. Conta ainda com um Centro de Parto Normal e está preparada para atender urgências e emergências, funcionando 24 horas, tanto para demanda espontânea quanto por encaminhamento.
O atendimento ambulatorial também é destaque, com consultas especializadas em pré-natal de alto risco e em áreas como obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. Além disso, o hospital é um importante polo de ensino, pesquisa e produção de conhecimento científico.
Desde a inauguração, o HMIJS já realizou mais de 11 mil partos, incluindo de mulheres indígenas e é a única unidade na Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os Povos Originários, consolidando-se como agente de inclusão e respeito à diversidade cultural.