O Ministério das Cidades publicou na edição de hoje, dia 14, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria MCID nº 886, de 7 de agosto de 2025, ratificando a decisão em relação ao resultado de propostas da modalidade Processo de Seleção de Projetos do Eixo Água Para Todos, Subeixo Abastecimento de Água – Urbano, Portaria MCID nº 768, de 26 de julho de 2024.
A Portaria inclui o município de Itabuna que foi selecionado através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, que contempla a cidade com recursos no valor de R$ 21.425.715,95, para as obras do Projeto Mais Água para a Cidade III.
Com o Projeto serão atendidos os bairros da zona norte: Califórnia, Nova Califórnia, Fátima, João Soares, Parque Boa Vista, Santa Inês, Loteamento Paraíso e condomínios residenciais Jardim América I e II, Vida Nova e Parque Verde.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, os últimos detalhes do projeto estão sendo alinhados com a Caixa Econômica Federal (CEF) para que a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) possa publicar o Edital de licitação.
“O Projeto Mais Água para a Cidade III está na fase final de análise da documentação pelos técnicos da Caixa Econômica Federal para a liberação do processo licitatório que será realizado pela Prefeitura, através da SIURB”, disse Maia.
Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que tem acompanhando toda essa fase do projeto e vem cobrando agilidade dos técnicos da Prefeitura e EMASA nas respostas para a CEF, é essencial o alinhamento dos agentes técnicos do município com o agente financeiro.
“Tenho cobrado empenho especial do nosso pessoal nas respostas à Caixa Econômica Federal. Ainda neste semestre, o edital de licitação dessa obra tão importante será publicado e a empresa vencedora deve iniciar as obras e serviços de mais uma etapa de ampliação do sistema de abastecimento de água em Itabuna”, assegura o Chefe do Executivo municipal.
Castro também destaca a contribuição do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que também gerencia as ações do Novo PAC.
“O apoio do ministro Rui Costa foi fundamental para que a proposta técnica de Itabuna do Mais Água III fosse aprovada. O município entrará com contrapartida de pouco mais de R$ 3 milhões e assim teremos uma cidade com o fornecimento de água universalizado”, comemora Augusto Castro.
O Projeto Mais Água para a Cidade III contará com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório apoiado, uma estação elevatória (EE) e um reservatório principal de distribuição com capacidade para armazenamento de três milhões de litros de água.