O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia instaurou inquérito para apurar as condições de acidente ocorrido no último sábado (06) em Ilhéus.
Um trabalhador morreu enquanto outro está gravemente ferido após parte da obra na qual trabalhavam ceder. Ambos caíram de uma altura de oito metros, e apesar da ação dos socorristas do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos.
Os dois trabalhadores estavam uma plataforma, que cedeu. Quando caíram, ficaram presos nas ferragens do edifício em construção. A obra, ligada ao Colégio da Polícia Militar, está sendo realizada pela empresa BMV construções e incorporações, que ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Nesta segunda-feira (09/12), outros profissionais da construção se recusaram a trabalhar, em protesto.
A abertura de inquérito por parte do MPT tem como objetivo apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. Também é prioridade garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes.
A investigação do MPT conta com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança.




