“Operação Voo Livre” desarticula tráfico interestadual de animais silvestres

Ação foi deflagrada, em Poções, pelo Ministério Público com apoio da PRF e Polícia Civil

por Redação
0 comentários 1 minutos para ler

Quatro integrantes de uma organização criminosa estruturada que atua no tráfico interestadual de animais silvestres foram presos na manhã desta sexta-feira, 22, pela “Operação Voo Livre”. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça de Poções, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Poções, Iguaí e Boa Nova.

Foram presos um comerciante e principal articulador das vendas, dois homens envolvidos na captura e auxílio às vendas e um outro responsável pelo transporte interestadual dos animais. A operação resgatou ainda centenas de aves, como papa capim, sabiá, chorão e pássaro preto, e apreendeu motocicletas utilizadas nas atividades de captura dos animais. Para o promotor de Justiça Mateus Alves Cavalcanti, a ação, além de ser importante para a conservação da fauna silvestre, coíbe a atuação do mercado clandestino e ilegal das aves na feira livre de Poções e em outros estados, nos quais os animais são vendidos.

 

Segundo as investigações, o município de Poções é o ponto central de distribuição, com rotas estabelecidas principalmente para o estado de São Paulo. O foco dos criminosos são aves capturadas no Parque Nacional de Boa Nova. As investigações apontam que eles realizam a captura das aves silvestres em áreas de preservação, armazenamento em residências urbanas, comercialização em feiras livres de Poções e transporte interestadual via ônibus de linha, com aliciamento de passageiros para assumir responsabilidade pelos animais durante fiscalizações.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.