Presidente da UPB defende alfabetização e fortalecimento da educação infantil na Bahia

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

Durante participação na Arena da Educação, no Conexão CNM em Salvador, na segunda-feira (22), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, destacou a necessidade de um olhar estratégico para o fortalecimento da educação nos municípios baianos.

O Conexão CNM é uma imersão de dois dias que teve início nesta segunda-feira (22), em Salvador, reunindo gestores municipais em um evento que já passou por seis estados brasileiros e agora chega à Bahia. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio institucional da União dos Municípios da Bahia (UPB), o encontro acontece no Centro de Convenções Salvador até terça-feira (23). A programação contempla 13 áreas temáticas voltadas aos principais setores da administração pública municipal, distribuídas em 15 arenas de debate e cerca de 16 horas de palestras paralelas.

Em sua fala para prefeitos e secretários da Educação, Cardoso ressaltou que os desafios vão além da sala de aula e estão diretamente ligados a questões sociais. “Nós sabemos dos desafios que temos, especialmente com a desestruturação familiar, a pobreza. Precisamos cuidar transversalmente dessas crianças. Falo isso para entender o tamanho do desafio que enfrentamos para que a Bahia chegue no topo”, afirmou.

O dirigente defendeu foco nos anos iniciais da educação básica como forma de reduzir desigualdades e garantir que os alunos sigam para as séries seguintes devidamente alfabetizados. Ele lembrou que a avaliação SABE se aproxima e convocou prefeitos e gestores a acompanharem de perto o desempenho dos estudantes. “Faltam seis semanas para a provinha SABE. Temos que fazer simulados, avaliar os que avançaram e reforçar os que precisam de apoio. O maior legado que um gestor e uma sociedade deixam é a educação”, pontuou.

Cardoso ainda enfatizou a importância do investimento em creches e pré-escolas, para que as crianças ingressem no ensino fundamental já alfabetizadas. Segundo ele, a qualidade da educação também é fator decisivo para atração de empresas e investimentos. “As empresas, quando vêm se instalar na Bahia, avaliam a qualidade da educação. Estamos comprometidos em mudar a realidade da Bahia”, declarou.

O presidente da UPB reforçou que os avanços em infraestrutura e transporte escolar já são realidade em muitos municípios, mas que agora o desafio central é garantir a alfabetização plena, condição essencial para o futuro das próximas gerações.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.