PT Itacaré define chapa única e sinaliza unidade para eleições internas

Articulação entre lideranças garante candidatura consensual de Diego de Bidal à presidência do diretório municipal

por Redação
0 comentários 4 minutos para ler

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itacaré (BA) chega ao Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano com um feito raro: a formação de uma candidatura única à presidência municipal. O nome escolhido por consenso foi o do ex-vereador Diego de Bidal, que encabeça a chapa “Diálogo e Construção”, construída com amplo diálogo entre lideranças locais. A votação ocorrerá no dia 6 de julho, simultaneamente em todo o país.

Segundo Diego de Bidal, a unidade no município foi fruto de diálogo político e do entendimento em torno de pautas comuns. “A democracia interna do PT é muito viva. Teremos disputas interessantes nos níveis estadual e nacional. Aqui em Itacaré, conseguimos convergir para uma candidatura unificada, já que sempre tivemos os mesmos objetivos: seguir apoiando a gestão do companheiro Nego de Saronga e contribuir com as reeleições de Jerônimo na Bahia e Lula no Brasil”, afirmou.

Fortalecimento da democracia interna

O atual presidente do PT Itacaré, Genilson Souza, ex-vice-prefeito da cidade, reforça que o PED foi construído com base em diálogo e participação. “Iniciamos esse processo em fevereiro. Grupos e movimentos internos começaram a apresentar propostas, ideias, e isso proporcionou uma construção coletiva e transparente, culminando em uma chapa única, que fortalece nossa unidade.”

A chapa “Diálogo e Construção” está inscrita com o número 639, enquanto Diego de Bidal concorrerá à presidência com o número 539. Entre as principais propostas da chapa estão:

Reaproximação com as instâncias estadual e nacional do PT, posicionando o diretório como representante democrático efetivo do partido em Itacaré;

Fortalecimento da gestão municipal, apoiando o prefeito Nego de Saronga nas decisões estratégicas e articulações com os governos estadual e federal;

Ampliação do diálogo com as forças políticas locais, buscando coesão na administração e avanços para a cidade;

Aprimoramento dos núcleos temáticos e territoriais, com reforço aos já existentes (Cultura, Mulheres, Meio Ambiente) e criação de novos (Juventude, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Igualdade Racial, entre outros);

Fortalecimento do relacionamento com movimentos populares como associações quilombolas, sindicatos, grupos culturais e entidades comunitárias;

Reativação da Secretaria de Formação, garantindo a capacitação contínua da militância;

Implantação de uma política de gestão documental e resgate da memória do partido, com criação de acervos acessíveis a todos os filiados.

Quem é Diego de Bidal

Filho de Dalva Maria, conhecida como Bidal, Diego é cientista social formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura entre 2017 e 2020, e vereador de 2020 a 2024, sempre pelo PT. Ao longo de sua trajetória política, destacou-se por uma atuação voltada à inclusão, participação popular e políticas públicas efetivas.

Entre suas principais conquistas estão:

Criação do Sistema Municipal de Cultura e do primeiro Conselho de Cultura de Itacaré;

Conquista da nova escola estadual no município;

Realização de audiências públicas sobre transporte universitário e regularização fundiária;

Aprovação de leis como:

Distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda;

Criação do Sistema Itacareense de Esporte e Lazer;

Instituição do Dia do Surf (16/12);

Reconhecimento dos povos de terreiros como patrimônio cultural imaterial;

IPTU Verde e o Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial;

Lei “Lucas” sobre primeiros socorros nas escolas;

Criação da Empresa Amiga da Juventude.

Também foi autor de projetos como a obrigatoriedade de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, alinhamento de fios em postes, conserto de calçadas e ruas danificadas por empresas, e carteira de identificação para pessoas com TEA, entre outros.

Quem compõe a chapa “Diálogo e Construção”

A chapa foi composta com base na representatividade e paridade de gênero, incluindo juventude, população negra e diversidade política, fortalecendo as bases do partido para os desafios de 2026 e além.

Confira os nomes:

Vice-Presidência: Aline de Souza Camargo Assis

Secretaria de Finanças e Planejamento: Erivaldo Assis de Magalhães (Ari)

Secretaria de Organização: Márcio Leal Gonçalves

Secretaria de Formação Política: Maísa Santana Bacelar Rebouças

Secretaria de Movimentos Populares: Flavia dos Santos Farias

Secretaria de Comunicação: Paula dos Santos Silva

Membros do Diretório:

Aquis José dos Santos

Cosme Nunes Pereira

Jhunadson Souza Nazaré

Samara Luanny Soledade Costa

A expectativa é que a unidade construída para o PED 2024 reflita em maior organização, fortalecimento das pautas progressistas e proximidade com as demandas populares da cidade. A eleição marcará um novo ciclo de lideranças para o PT Itacaré.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.