Secretaria de Agricultura de Ibicaraí e Turma da Caminhada recebem novas mudas do Horto Florestal da Uesc

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí recebeu, na manhã de terça-feira (22), 80 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Horto Florestal da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc ). As mudas foram retiradas no Horto e serão utilizadas em ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas na zona rural do município.

A iniciativa faz parte de uma parceria já consolidada entre a Secretaria, a Turma da Caminhada e a Uesc. As mudas são armazenadas na sede da Secretaria, localizada no prédio da rodoviária de Ibicaraí, e ficam disponíveis gratuitamente para pequenos agricultores.

Durante a retirada das mudas, estiveram presentes o secretário de Agricultura, Fredson Santos; o diretor de Meio Ambiente, Fábio Valentin; o chefe do Cadastro Rural, Vanilson Antônio Melo Amado; e os jornalistas e representantes da Turma da Caminhada, Arnold Coelho e Adauto Brasileiro. Além de apoiar a iniciativa, o grupo também participa ativamente dos plantios em áreas rurais do município.

As tratativas com a UESC foram conduzidas pela professora Larissa Costa, responsável pelo Horto Florestal. Foram disponibilizadas mudas de espécies como angico, birreiro-branco, guapuruvu, jacarandá-da-bahia, jenipapo, pau-d’alho, pau-sangue, tucum, mogno, pau-brasil, entre outras.

“Temos uma turma com mais de 300 integrantes e realizamos caminhadas ecológicas por áreas rurais. Quando os proprietários autorizam, levamos mudas e realizamos o plantio. Essa parceria com a Secretaria de Agricultura e a Uesc tem nos permitido ampliar essas ações com apoio logístico e técnico. Nosso sonho é um dia Ibicaraí tenha o seu próprio viveiro municipal”, destacou Arnold Coelho.

Como encomendar mudas diretamente no Viveiro do Horto Florestal da Uesc?

 O Viveiro de Mudas Florestais é um projeto vinculado ao Horto Florestal da Uesc, sem fins lucrativos. Criado em 1995, tem como objetivo produzir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o enriquecimento da flora do próprio Horto, além de incentivar projetos e programas de recuperação de nascentes, áreas degradadas, arborização de rodovias e praças públicas, entre outras finalidades socioambientais.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.