Primeira unidade do mundo destinada à produção contínua de clones de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade, o Instituto Biofábrica fica na Estrada do Chocolate, na rodovia Ilhéus-Uruçuca, e vem passando por uma série de transformações, inclusive a participação em eventos sobre a cacauicultura com uma estrutura curiosa: um mini viveiro, com irrigação.


O stand com viveiro, que proporciona uma experiência completa sobre a plantação de mudas de cacau, diversas fruteiras e espécies florestais, vem marcando presença nos eventos regionais e fazendo o maior sucesso. O último, nessa semana, aconteceu em Uruçuca, no retorno da Semana do Fazendeiro. “A gente tem a maior satisfação em participar dos eventos, com o mini viveiro desenvolvido por nossa equipe, para aproximar a população do melhor e mais potente desenvolvimento rural”, explicou Valdemir José, Diretor-Presidente da instituição.
Segundo Manu Berbert, que é responsável pela gestão de comunicação e eventos da Biofábrica, neste 2025 eles já marcaram presença no Festival do Chocolate e ExpoCacau, em Ilhéus, no Cacau500@, em Itabuna, e agora na Semana do Fazendeiro, em Uruçuca, em uma estratégia de marketing focada na expansão. “Mostrar um pouco da nossa estrutura a quem já é da área, e aguçar a curiosidade e o interesse de quem não é, afinal a agricultura e a agricultura familiar mantém o nosso estado”, explicou.





