Na próxima segunda-feira (18), às 19h, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) realiza o terceiro episódio da série de lives O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos. Com o tema “Primeiro ato: como nasceu o Teatro Popular de Ilhéus”, o encontro on-line, transmitido pelo canal do TPI no YouTube, terá participação de Tânia Barbosa, Tereza Damásio, Vau Kakau, Franklin Costa e Adelson Costa – integrantes da primeira trupe da companhia e do espetáculo inaugural A história engraçada e singela de Fuscão – o quase capão – e o cabo eleitoral.
A série O fio da cena acontece todas as segundas-feiras, até dezembro, e funciona como um grande “banco de memórias vivas” do TPI. A cada episódio, todos mediados pelo diretor e dramaturgo do grupo Romualdo Lisboa, artistas, técnicos e parceiros revisitam bastidores, processos criativos e histórias marcantes, reforçando o papel transformador da arte na construção da identidade cultural e no fortalecimento da cena teatral brasileira.
Lisboa explica que a proposta é reunir um verdadeiro acervo de memórias da companhia, registrando vivências marcantes contadas por quem participou de momentos decisivos do TPI — relatos que, segundo ele, precisam ser preservados para que não se percam com o tempo.
Teatro Popular de Ilhéus – O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da Uesc, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da Uesc.
PNAB – Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Programação de agosto:
18/08 – Primeiro ato: como nasceu o Teatro Popular de Ilhéus
Convidados: Tânia Barbosa, Tereza Damásio, Vau Kakau, Franklin Costa, Adelson Costa e Romualdo Lisboa
25/08 – Segundo ato: experimentos iniciais do Teatro Popular de Ilhéus
Com os mesmos convidados do encontro anterior
Mais informações:
Instagram: @teatropopulardeilheus
YouTube: Teatro Popular de Ilhéus
Site: www.teatropopulardeilheus.com.br