Teatro Popular de Ilhéus apresenta espetáculo Borépetei. Uno em Ipiaú

Exibição, promovida pela UNEB, acontece nesta quinta-feira, na escola estadual da cidade

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

No próxima quinta (28), às 19h, o Colégio Estadual de Ipiaú se transformará em palco para uma rica experiência artística: a apresentação do espetáculo Borépetei. Uno, do Teatro Popular de Ilhéus (TPI).

Aberta ao público, a apresentação acontece na III Jornada de Pesquisa e Extensão, evento do Núcleo de Pesquisa e Extensão, do Campus XXI, da UNEB. De acordo com a professora Tereza Damásio, organizadora do evento, trata-se de um convite à comunidade para viver uma noite em que o teatro ultrapassa fronteiras e reafirma sua força como instrumento de memória, reflexão e encontro coletivo.

Na celebração dos seus 30 anos de história, o TPI chega a Ipiaú com uma de suas montagens mais potentes e simbólicas. Borépetei. Uno — expressão que, em tupi, significa “aquele que contém e está contido em tudo” — é um espetáculo de forte carga visual, sonora e sensitiva, que propõe reflexões sobre a história do Brasil, os povos originários e a existência humana.

A peça, integralmente falada em tupi, é dividida em três partes interligadas: Religare, Experimentos e Abraço ao Tempo. Em formato circular e multimídia, a obra oferece ao público uma experiência estética única, marcada por dinamismo, mobilidade e impacto sensorial, pensada para grandes espaços e encontros coletivos.

Segundo o diretor e dramaturgo do TPI, Romualdo Lisboa, o fato de o espetáculo ocupar espaços como escolas amplia ainda mais o alcance da arte. “Trazer o teatro para dentro de uma escola pública não só aproxima os jovens do fazer artístico, como também envolve toda a comunidade em um processo de reflexão e pertencimento”, explica.

“Celebrar 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus em espaços assim é reafirmar nossa missão de democratizar a cultura e aproximar o público de nossas próprias raízes. A apresentação em Ipiaú reforça ainda a importância da circulação cultural e da aproximação do público com o teatro”, pontua o diretor.

O elenco de Borépetei. Uno é formado por Tânia Barbosa, Ely Izidro, Elane
Nascimento, Guilherme Pessoa, Aldenor Garcia e Pablo Lisboa, que também assina a direção musical e composições. A direção é compartilhada por Luís Alonso-Aude e Romualdo Lisboa, responsável também pelo texto da obra.

Teatro Popular de Ilhéus – O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.

Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.

PNAB – Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço:

O que: Apresentação do Borépetei. Uno
Quem: Teatro Pupular de Ilhéus
Onde: Colégio Estadual de Ipiaú – Ipiaú (BA)
Quando: Quinta-feira (28), às 19h
Preço: Gratuito

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.