A Avenida Amélia Amado, uma das principais vias de Itabuna, segue enfrentando problemas de iluminação pública devido a furtos constantes de fiação elétrica. O trecho afetado vai desde a entrada do Pontalzinho até o Colégio Ação Fraternal.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB, informou que, embora os postes laterais da avenida possuam lâmpadas de LED e recebam manutenção periódica, os atos de vandalismo inviabilizaram a instalação de iluminação no canteiro central. Para reduzir o impacto à população, refletores foram instalados como medida paliativa.
A Prefeitura destacou ainda que os furtos de cabos na região têm sido recorrentes e já são de conhecimento da Polícia Civil.
Uma solução definitiva, entretanto, está em andamento. Dentro do Programa de Requalificação Urbana, Ambiental, Econômica e Social – Itabuna 2030, está prevista a construção de parques lineares e a revitalização completa da Avenida Amélia Amado, desde o viaduto de acesso ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, na BR-101, até a beira-rio.