A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) sediará, no dia 25 de julho, o lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste (PEM-NE). O evento será realizado no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), em Ilhéus, reunindo autoridades, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.
O PEM é um instrumento público de gestão e ordenamento do ambiente marinho, reconhecido pela Unesco como um processo participativo de distribuição espacial e temporal das atividades humanas nas áreas marinhas, com vistas ao alcance de objetivos ecológicos, econômicos e sociais. O Brasil assumiu, voluntariamente, o compromisso de implementar o planejamento marinho até 2030.
A ação é coordenada, em nível nacional, pela Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Na região Nordeste, as atividades são financiadas com recursos do GEF-MAR, sob a gestão do Funbio, e coordenadas pela Funpec, em parceria com 13 universidades da região. Na Bahia, os estudos estão sob responsabilidade da Uesc, com coordenação dos professores Alexandre Schiavetti e Katianny Estivel. A coordenação geral do PEM Nordeste é do professor João Carlos Pádua.
O objetivo do PEM Nordeste é construir, de forma participativa, um modelo de ordenamento para o uso do espaço oceânico, garantindo o desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre os aspectos econômicos e a preservação socioambiental.
Mais informações sobre o PEM estão disponíveis no site da Marinha do Brasil: https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/psrm/pem. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas com o professor Alexandre Schiavetti (73) 98105-1712 ou com a professora Alessandra Brandão (83) 99647-7464.