O Conjunto Penal de Itabuna promoveu, na tarde desta sexta-feira (12), o Aulão do ENEM PPL 2025, reunindo internos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), a empresa Socializa – Soluções em Gestão, e o Colégio Estadual Adonias Filho, responsável pela educação em nível médio na unidade.
O encontro especial contou com a presença do humorista, ator e educador Pisit Mota, que realizou uma apresentação motivacional integrando humor, arte e educação. A participação do artista teve como objetivo incentivar os estudantes, fortalecer a autoestima e promover um momento de descontração e acolhimento antes da reta final de preparação.
“Como humorista, valorizo o riso pelo riso. Mas aqui, para esse público, como arte-educador, busco adaptar meu show para esse público específico, e trago piadas mescladas com mensagens de motivação e foco”, afirma Psit Mota.


O Aulão do ENEM PPL integra o conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano pelos professores do Colégio Estadual Adonias Filho, que atuam diariamente no ensino formal da unidade prisional. O trabalho busca ampliar oportunidades, fortalecer a inclusão e contribuir para a ressocialização por meio da educação.
Para o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, José Fabiano Barbosa Carvalho, a educação é um dos carros-chefes da política de ressocialização promovida pela SEAP, sob orientação do secretário José Castro e do governador Jerônimo Rodrigues.


“O Conjunto Penal de Itabuna tem uma vocação natural para a reintegração social através da Educação, e isso se reflete nos resultados que a unidade alcança historicamente. Essa edição, pelo que a equipe produziu ao longo deste ano, certamente será outro grande sucesso”, observa o diretor.
As provas do ENEM PPL 2025 serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro do próprio Conjunto Penal de Itabuna, seguindo o protocolo nacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A parceria entre SEAP, Socializa e Colégio Estadual Adonias Filho reafirma o compromisso conjunto com políticas de educação, cidadania e reintegração social. Além dessas instituições, este ano a preparação para o ENEM tem o reforço do programa Universidade Para Todos, numa parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz e Secretaria Municipal de Educação.
“O Governo do Estado e seus parceiros institucionais seguem buscando formas de garantir às pessoas privadas de liberdade acesso a instrumentos capazes de transformar suas trajetórias, devolvendo à sociedade pessoas que terão condições e oportunidades de contribuir com a coletividade”, finaliza o diretor José Fabiano.




