Famoso por suas deliciosas batidas, o nosso querido Caboclo Alencar, figura simbólica de Itabuna, completa hoje, 90 anos. Alencar Pereira, é o dono do reduto boêmio mais cobiçado da cidade, o ABC da Noite, que fica no Beco do Fuxico.

O carisma do comerciante na cidade é unânime: um homem diferenciado, de poucas e sábias palavras com quem todos adoram bater um dedo de prosa. Até Comenda Firmino Alves, maior honraria do município que possui o nome do fundador de Itabuna – Firmino Alves ele recebeu em 2019.

Todos os visitantes que chegam a Itabuna querem se batizar com as suas batidas, cujas receitas o “Cabôco” guarda a sete chaves. Ele não as revela de jeito nenhum! Quem quiser que guarde a memória do sabor em suas papilas gustativas (risos)!

Pelo local passam, diariamente, formadores de opinião da nossa cidade como jornalistas, poetas, filósofos, políticos, advogados, médicos, dentistas, entre outros cidadãos ilustres da nossa sociedade. Todos por lá são bem-vindos.

O boteco ABC da Noite é considerado um patrimônio Histórico e Cultural de Itabuna. Também pudera, é o único em Itabuna que possui uma forma de atendimento muito peculiar: para degustar as batidas como as de maracujá, limão, gengibre e pitanga, o Cabôco tem hora certa e ninguém reclama! Talvez, se ficasse aberto o dia todo, o seu boteco não fosse tão especial.

Parabéns Caboclo Alencar, pelos seus 91 anos, vida longa, saúde e paz!

 

Uma homenagem da equipe do Blog O Trombone!