O governador Jaques Wagner fechou no começo da tarde desta segunda-feira (17) a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, dez são os atuais titulares de suas pastas e os demais assumem os cargos pela primeira vez.
A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.
“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele, a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”.
O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.
Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro
Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida
Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar
Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim
Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa
Secom era reivindicação da sociedade civil
Com a criação da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), o governador Jaques Wagner atendeu uma das principais demandas da sociedade civil, surgida nas Conferências de Comunicação promovidas nos últimos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).
Para o secretário Robinson Almeida, “a criação é um reconhecimento da área de Comunicação Social como uma política pública e vai valorizar os profissionais do setor”. Entre as metas da Secom estão o fortalecimento da radiodifusão comunitária e dos pequenos meios, e a ampliação do diálogo com a sociedade civil.
Perfil dos 15 secretários anunciados:


Sesab  – Jorge Solla 
Médico  do quadro do  Instituto de Saúde Coletiva (ICS) da UFBA, mestre em Saúde  Coletiva  pela UFBA e doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal  do Rio  de Janeiro (UFRJ), foi secretário de Saúde de Vitória da  Conquista e  secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, entre  2003 e  2005. Atualmente é secretário da Saúde do Estado da Bahia.  Pesquisador  (UFBA) com experiência na Área de Saúde Coletiva, com Ênfase  em  Epidemiologia. Atua principalmente nos temas Sistema Único de Saúde,   Saúde da Família, Descentralização, Municipalização, Gestão de Sistemas   de Saúde e Epidemiologia.


Sedur  – Cícero Monteiro 
Engenheiro  sanitarista  formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba),  administrador de  Empresas pela Universidade Católica do Salvador  (UCsal), com  pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio  Vargas.  Exerceu diversos cargos na Embasa, a presidência da Companhia de   Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e atualmente é secretário da   Sedur.
 

Secopa – Ney Campello
Bacharel  em Direito e  mestre em Administração pela Universidade Federal da  Bahia. Obteve o  diploma de Estudios Avanzados pela Universidade  Complutense de Madri em  2003, onde cursa doutorado em Administração  Pública. Foi secretário de  Educação e Cultura de Salvador. Professor  universitário, é natural de  Salvador-Bahia, 51 anos, e foi vereador  entre 1982/1988.


Sema – Eugênio Spengler 
47  anos, bacharel em  Filosofia pela Universidade das Faculdades Associadas  Ipiranga – SP,  foi consultor técnico das secretarias estaduais da Casa  Civil, da  Indústria, Comércio e Mineração e do Meio Ambiente. Foi também  gerente  regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado  do Rio  Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria  Estadual  do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de   Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo/RS e professor   de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí/RS.


SEC – Osvaldo Barreto 
Professor  da Escola de  Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA),  onde se graduou  em Economia no ano de 1972. Foi diretor-executivo da  Fundação de Apoio  de Pesquisa e Extensão (Fapex), diretor da Escola de  Administração e  chefe do Departamento de Administração Pública (UFBA).  Especializou-se  em Planejamento na Universidade Federal de Minas Gerais,  tornou-se  mestre em Administração pela UFBA.


Casa Civil – Eva Chiavon 
Engenheira  sanitária,  pós-graduada em Saúde Pública, especialista em Planejamento  Estratégico  Público Participativo, com trabalhos à frente da Secretaria  Municipal  de Desenvolvimento Comunitário de Habitação de Chapecó (SC).  Em  Brasília, ocupou cargos executivos na Secretaria das Relações   Institucionais da Presidência da República e no Ministério do Trabalho e   Emprego.


Setre – Nilton Vasconcelos 
Arquiteto,  mestre em  Administração e doutor em Administração Pública. Professor de   Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da   Bahia (IFBA), da UFBA, UCSal, Uefs e Faculdades Ruy Barbosa, foi   secretário de Serviços Públicos de Salvador e assessor-chefe do Instituo   do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).


Sefaz – Carlos Martins 
Economista  com Mestrado  em Administração, professor universitário e coordenador  dos cursos de  Administração da Faculdade Visconde de Cairú, ele  trabalhou no Polo  Petroquímico de Camaçari e também foi delegado  regional do Trabalho.


Saeb – Manoel Vitório 
Professor  universitário,  economista, mestre em Análise Regional e especialista em  Organização de  Sistemas e Métodos, foi superintendente do Instituto  Pedro Ribeiro de  Administração Judiciária (IPRAJ), assessor-chefe de  Planejamento do  Tribunla de Justiça do Estado e secretário de  Administração do Tribunal  Regional Eleitoral da Bahia. Foi conselheiro  do Sebrae e do Promo –  Centro Internacional de Negócios da Bahia.


Secom – Robinson Almeida 
Formado  em Engenharia  Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na  Assessoria Geral  de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom),  desde janeiro de  2007, coordenou duas Conferências de Comunicação e a  elaboração do  anteprojeto do Conselho Estadual de Comunicação. Foi  assessor  parlamentar nas Câmaras de Vereadores de Salvador e dos  Deputados.


Setur – Domingos Leonelli 
Foi  secretário  estadual de Turismo, no primeiro mandato do governo Jaques  Wagner, até o  início de 2010, quando se desincompatibilizou para  concorrer às  eleições. Leonelli já foi deputado federal por três  mandatos e também  deputado estadual. Além disso, foi também secretário  municipal de  Salvador por duas vezes.


Seinfra – Otto Alencar 
Vice-governador  do  Estado, formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, três   vezes deputado estadual. Já foi secretário estadual da Saúde e da   Indústria, Comércio e Mineração. Além disso, foi conselheiro do Tribunal   de Contas dos Municípios, presidente do Conselho da Empresa Baiana de   Alimentos e participou dos conselhos da Companhia Baiana de Pesquisa   Mineral (CBPM) e do extinto Centro Internacional de Negócios da Bahia   (Promo).


Secult – Albino Rubim 
Formado  em Comunicação  pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Medicina  pela Escola  Baiana de Medicina. É professor titular da UFBA;  ex-presidente do  Conselho Estadual de Cultura da Bahia, ex-coordenador  do Centro de  Estudos Multidisciplinares em Cultura e ex-diretor da  Faculdade de  Comunicação da UFBA. É mestre em Ciências Sociais pela  UFBA, doutor em  Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor  em Políticas  Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade  San Martin.


Seplan – Zezéu Ribeiro 
Arquiteto  e urbanista,  deputado federal, titular da Comissão de Desenvolvimento  Urbano da  Câmara dos Deputados, da qual foi presidente em 2003, tem sido  um  articulador permanente entre os movimentos sociais e o Congresso   Nacional. Coordenador da Bancada do Nordeste desde 2007, colegiado que   vem debatendo os principais temas de interesse da região. Zezéu já foi   vereador de Salvador.


SSP – Maurício Barbosa 
Delegado  da Polícia  Federal, formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá  em 1998 e  na Academia Nacional de Polícia em 2002. Foi superintendente  de  Inteligência da SSP, delegado-regional de Combate ao Crime Organizado  e  delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na   Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.




