O Ministério da Cidadania cancelou o Auxílio Emergencial de 144 pessoas em Itabuna. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) reforça que os bloqueios e suspensões relacionadas tanto ao Auxílio Emergencial, quanto ao Programa Bolsa Família, não são de responsabilidade do município e explica que esta ação está ocorrendo em razão de investigações do Governo Federal, com o objetivo de apurar possíveis fraudes nos referidos programas sociais.

Segundo a SAS, desde o início das investigações até o presente momento, 3.386 pessoas de Itabuna se tornaram inaptas para receber o Auxílio Emergencial por diversos motivos.

Ainda de acordo com a Secretaria, muitas pessoas estavam recebendo os dois benefícios e, por isso, tiveram o Bolsa Família (BF) suspenso, até que as investigações sejam concluídas. Somente no município de Itabuna, 35.929 pessoas estão recebendo o Auxílio Emergencial, depois de terem se cadastrado pelo Aplicativo Caixa Tem. Sendo que 20.936 pessoas estavam recebendo o Bolsa Família e também o Auxílio Emergencial.