Os municípios de Ilhéus e Itabuna marcaram presença no 1º Festival Nordeste de Economia Popular e Solidária, que aconteceu até ontem (11), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
Representando o sul da Bahia, as Associações Culturais Terra da Gabriela (Ilhéus) e Praça das Artes (Itabuna) participaram do evento, levando os nomes de suas cidades e apresentando a diversidade e a riqueza da produção artesanal local.
Promovido pela Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Governo do Estado(Setre), em parceria com o Consórcio Nordeste, o festival reuniu mais de mil empreendedores e gestores dos nove estados nordestinos. O evento contou com exposição e comercialização de produtos e serviços voltados à economia solidária, além de atividades formativas, painéis de debates, gastronomia típica e apresentações culturais.
A programação incluiu shows diários com grandes nomes da cultura popular do Nordeste. Na sexta-feira (09), o cantor e compositor Otto encantou o público com sua apresentação.
A artesã Flávia Oliveira, articuladora das duas associações, destacou a importância da participação no festival. “Temos compartilhado experiências com outras entidades, o que fortalece nosso conhecimento e nossas práticas. Estamos felizes por representar Ilhéus e Itabuna neste evento tão significativo. Agradecemos especialmente ao Cesol e à Prefeitura de Ilhéus pelo apoio que nos permitiu estar aqui, contribuindo para uma política pública inclusiva e transformadora”, pontuou.
As artesãs de Ilhéus e Itabuna dividiram um espaço colaborativo para a exposição e comercialização dos produtos, fortalecendo os laços entre os territórios e promovendo a cultura regional de forma conjunta.
O superintendente da Setre, Wenceslau Júnior, celebrou os resultados. “Comemoramos o sucesso do evento que teve repercussão nacional. Ele certamente contribuirá para definição dos rumos e do reforço orçamentário para consolidação da política pública no nordeste e no país como um todo”.