A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vai iniciar a extensão da rede de água e de esgotamento sanitário em três ruas do Loteamento Nova Esperança, bairro de Nova Ferradas. Com investimentos na ordem de R$ 53 mil reais, o trabalho beneficiará centenas de famílias da localidade. O serviço está previsto para começar no próximo sábado (17), atendendo a um pedido de providência do vereador Silas da Saúde (PSD). A ação faz parte do plano de expansão da empresa, que tem como foco levar saneamento básico a áreas ainda não plenamente atendidas.
A obra garantirá que os moradores dessas vias tenham acesso à água potável e coleta adequada de esgoto, promovendo mais saúde, segurança e valorização dos imóveis da região. A iniciativa também reforça o compromisso da Emasa com o crescimento ordenado da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Para o presidente da Emasa, Ivan Maia, a ampliação da rede representa mais do que infraestrutura: é cuidado com as pessoas, conforme orienta o prefeito Augusto Castro (PSD). “Estamos seguindo o plano de expansão do saneamento com responsabilidade e planejamento. O atendimento à comunidade da Nova Esperança reforça a importância de parcerias com representantes da população, como o vereador Silas”, afirmou.
O gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, explicou que a obra está alinhada ao planejamento técnico da empresa. “Essa ampliação é estratégica, pois conecta áreas que ainda não estavam integradas ao sistema de água e esgotamento. Serão cerca de 300 metros de rede, que complementarão o sistema já existente. Com isso, a gente complementa o atendimento das casas e garantimos mais eficiência no serviço prestado”, destacou.
A Emasa segue com seu cronograma de obras e investimentos em diversas regiões de Itabuna, sempre com foco em ampliar o acesso ao saneamento básico e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. A ação no bairro integra um pacote de obras que também contempla a ampliação das redes de abastecimento em localidades como Novo Lomanto, Novo Jaçanã, Jardim Cordier e a comunidade São Cristóvão, no bairro Manoel Leão.