A Prefeitura de Itabuna afastou e iniciou o processo de desligamento de um servidor público após a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher sendo brutalmente agredida por ele em via pública, no bairro Urbis IV. As imagens circularam nas redes sociais nesta terça-feira (22) e provocaram forte indignação.
As agressões foram registradas por câmeras de monitoramento do local. Nas imagens é possivel ver que a vítima tenta fugir, mas é alcançada pelo homem, que a segura pelos cabelos e passa a agredi-la com diversos socos, atingindo principalmente o rosto. A mulher ainda tem as roupas rasgadas durante o ataque, enquanto tenta se proteger.
Após a repercussão, também veio a público um áudio atribuído ao agressor, onde ele pede desculpas. A mulher, porém, reage: “Desculpa? Não tem desculpa não”. A conversa sugere que havia um relacionamento afetivo entre os dois. No áudio, ele diz que irá se afastar: “Você faz o que quiser. Eu saio da sua vida”.
Em nota oficial, a Prefeitura de Itabuna informou que o agressor é José Eduardo de Souza Filho, servidor lotado na Secretaria Municipal de Saúde desde 2021, onde exercia o cargo de Assistente Administrativo. A gestão afirma ter tomado todas as providências cabíveis assim que soube do caso, incluindo o afastamento imediato e abertura de processo de desligamento.
“A Prefeitura de Itabuna, por meio do prefeito Augusto Castro, vem a público manifestar total repúdio e indignação diante dos atos de violência cometidos contra uma mulher […] Reafirmamos nosso compromisso com os direitos humanos e com o combate à violência contra a mulher”, diz a nota. A primeira-dama, Andrea Castro, também prestou solidariedade à vítima.
O caso deverá ser investigado pela Delegaciade Especialde Atendimento à Mulher.