Influenciar nas discussões acerca do acesso à saúde por mulheres trans, especialmente as que se encontram em privação de liberdade. Essa foi a orientação da participação do time de técnicas da empresa Socializa que atuam no Conjunto Penal de Itabuna, durante a Conferência Municipal da Mulher, realizada entre os dias 23 e 24, em Itabuna.
Com a estratégia de influenciar na elaboração da proposta final da Conferência, o time Socializa, formado por enfermeira, assistente social, psicóloga e educadoras físicas, participou ativamente das discussões, especialmente em relação à mulher trans em situação de privação de liberdade.
“Focamos nessa discussão porque era a que mais se aproximava de nossa realidade, entre os eixos temáticos propostos à discussão pela Conferência. Temos três mulheres trans no Conjunto Penal e entendemos a necessidade de uma atenção especial pelo serviço público de saúde”, pontuou a psicóloga Isabele Aragão.
De acordo com a enfermeira Gabriela Costa, o Posto de Saúde Penitenciário do Conjunto Penal de Itabuna já está pronto para realizar procedimentos de hormonização para as mulheres trans. “Nós encaminhamos as pacientes ao endocrinologista e, de acordo com a prescrição do especialista, faremos a administração do uso hormonal”.
De acordo com a psicóloga Isabele Aragão, o procedimento é importante porque ajuda a promover a autoaceitação e sentimentos positivos com sua identidade de gênero entre as mulheres trans. “É importante entender que a hormonização não é sobre encaixar-se em padrões impostos, mas sobre alinhar o corpo com a identidade sentida. Quando esse alinhamento acontece, muitos sentimentos de angústia, disforia e sofrimento psicológico diminuem, favorecendo saúde mental e emocional”.
Eixos
A 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres sob o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todos” é promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), conjuntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (CONSEDAMI) e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA). A palestra magna foi proferida pela professora Lourivânia Soares da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM BA).
Foram discutidos seis eixos temáticos: O Eixo 1 – Participação Política e Partidária e Fortalecimento da Democracia; 2 – Enfrentamento às Violências de Gênero; 3 – Autonomia Econômica e Mundo do Trabalho; 4 – Saúde Integral, Direitos Sexuais e Reprodutivos; 5 – Educação Não Sexista e Cultura Igualitária; 6 – Direito ao Território e Sustentabilidade.