Um rompimento em uma rede adutora de 300 milímetros interrompeu, na madrugada desta sexta-feira (22), o abastecimento de água em bairros das zonas norte e central de Itabuna. A ocorrência foi registrada na Rua Independência, no bairro São Roque, embaixo de um prédio de apartamentos, o que exige mais cautela e segurança durante a execução do reparo.
De acordo com o gerente de distribuição da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Moisés Ferreira, a tubulação rompida é uma das mais antigas do sistema de abastecimento da cidade, implantada há mais de 50 anos, ainda no período em que o serviço era de responsabilidade da Embasa.
“Na época em que a rede foi instalada, o bairro estava em formação e não havia construções no local. Com o crescimento urbano, surgiram imóveis sobre a rede, o que dificulta ainda mais a manutenção”, explicou Ferreira.
O gerente técnico da Emasa, João Bittencourt, informou que estudos estão sendo realizados para viabilizar o desvio da rede, a fim de evitar riscos estruturais e novos transtornos. “O ponto é crítico, pois oferece riscos ao prédio. Além disso, a limitação do espaço torna mais complexa a operação de máquinas e o trabalho dos operários”, destacou.
Com o rompimento, o abastecimento está comprometido nos bairros Santa Inês, Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Parque São João, Alto do Pontalzinho, Castália e Alto Maron, além dos condomínios Pedro Fontes I e II e Itabuna Park.
A Emasa pede que os moradores das áreas afetadas façam o uso racional da água armazenada. “O serviço de recuperação vai demandar tempo, por isso é essencial evitar desperdícios”, orientou João Bittencourt.