O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Ivan Maia, visitou na manhã de hoje, dia 26, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães. O objetivo do encontro foi buscar uma aproximação maior da Emasa com a comunidade acadêmica.
Maia citou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a UFSB, no assentamento agrícola Alemita, que envolve cerca de 120 pequenos agricultores familiares. “Junto com a UFSB estamos desenvolvendo o projeto para a implantação de rede de abastecimento de água, que irá beneficiar os pequenos agricultores do assentamento Alemita, dentro da política da Emasa de universalização do fornecimento de água potável”, disse o presidente da Emasa.
No encontro, Ivan Maia entregou a reitora um exemplar da revista Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento em Itabuna. Que aponta um estudo técnicos realizado pela Exante Consultoria Econômica, sobre o saneamento básico em Itabuna.
Já a reitora Joana Angélica Guimarães afirmou que a UFSB está à disposição para trabalhar em conjunto com a Emasa, principalmente em projetos que gerem impactos ambientais e forneçam energia limpa e renovável.
Ela lembrou o período em que trabalhou na elaboração dos planos de saneamento dos municípios de Vitória da Conquista e Alagoinhas e ressaltou a importância de Itabuna discutir seu Plano Municipal de Saneamento Básico e buscar meios de sanear o Rio Cachoeira.
“Trabalhei na formulação dos planos de saneamento básico de Vitória da Conquista e Alagoinhas. Atualmente são as cidades com o maior nível de saneamento da Bahia. É importante Itabuna discutir seu plano e fazer sua parte no tocante ao saneamento ambiental do Rio Cachoeira. Nesse ponto, a UFSB tem muito a contribuir”, afirmou a magnífica reitora.
Ela se comprometeu em retribuir a visita ao presidente da Emasa e estreitar as relações entre a empresa municipal de saneamento e os decentes e discentes da UFSB.
“Fiquei muito agradecida com a visita e em breve retribuirei a visita, na companhia de alguns colegas professores da nossa instituição”, assegurou a reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães ao final do encontro.