A eleição para escolha do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), por meio da vaga do Quinto Constitucional da advocacia, está marcada para o dia 9 de outubro de 2025 e movimenta a classe jurídica da Bahia. Advogados e advogadas regularmente inscritos e adimplentes na OAB-BA poderão participar da votação, que contará com 14 candidatos.
Pela primeira vez, a disputa conta com um representante com atuação consolidada no interior do Estado. O advogado Guilherme Scofield Souza Muniz, inscrito na subseção da OAB de Itabuna, figura entre os nomes habilitados e representa um marco histórico na busca por maior representatividade regional dentro do Judiciário trabalhista baiano. Com mais de 30 anos de atuação na Justiça do Trabalho, sua candidatura busca dar visibilidade às demandas e desafios enfrentados fora da capital.
Antes da votação, todos os candidatos serão sabatinados pelo Conselho Seccional da OAB-BA. Desses, apenas 11 nomes seguirão para compor a lista que será submetida à escolha da advocacia baiana.
A presença de um nome do interior na disputa é vista como um gesto de coragem institucional e compromisso com uma maior equidade no TRT-5, tradicionalmente composto por representantes das grandes capitais. A participação inédita fortalece o debate sobre a descentralização da representação e a escuta das diversas realidades da advocacia no estado.