Dando continuidade ao convênio assinado entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) para a realização de 10 mil testes para detecção do Covid-19 no Sul da Bahia, os secretários municipais de saúde da região sinalizaram as demandas de suas localidades, em reunião nesta segunda-feira, 23, com representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Uesc.

Segundo a diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Domilene Borges, a proposta é ampliar a testagem para toda a equipe de saúde municipal, as pessoas com comorbidades e realizar uma busca ativa de assintomáticos nos municípios, visando identificá-los e tratá-los precocemente. Enquanto isso, os municípios estão verificando as suas demandas, que serão repassadas para a Uesc montar uma escala de testagem.

As coletas serão realizadas nos municípios e enviadas para o Lafem, onde serão analisadas. De acordo com o coordenador do Lafem, George Albuquerque, os testes são eficazes com resposta do resultado em 24 horas. A iniciativa dá continuidade às etapas de enfrentamento ao Covid-19, visando ampliar os testes e ter um acompanhamento das ações para contenção e isolamento de pacientes que estejam infectados nos municípios.

O Lafem já é credenciado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen), e realiza diagnósticos da Covid 19 desde o mês de junho.