O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), nomeou o advogado Robenilson Sena Torres, especialista em Direito Público, para o cargo de Ouvidor-Geral do Município. O Decreto de nomeação (Decreto nº 14.645 foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município) de hoje, dia 15.

Robenilson já integrava a atual administração municipal onde deixa o cargo de Diretor do Departamento de Combate à Pobreza, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para assumir a Ouvidoria Geral do Município. O advogado ressalta a importância da Ouvidoria exercer o papel de defender as demandas individuais dos cidadãos e propor soluções coletivas para a melhoria da gestão.

“As pessoas querem ser ouvidas e também desejam ver respondidas as suas demandas. O nosso papel será mediar a relação entre a Prefeitura e a população com a finalidade de melhorar a qualidade de atendimento dos serviços públicos oferecidos, de forma que a população possa sentir-se satisfeita e ter suas necessidades atendidas”, acrescenta.

Ele faz questão de frisar que a gestão do prefeito Augusto Castro tem como princípio fundamental o cuidado com as pessoas. “Dar atenção, significa dar voz e vez à população, governar junto, o que acrescenta responsabilidade a esta missão que me foi confiada”, afirma.

Robenilson Torres salienta ser importante que o ouvidor tenha experiência na prevenção e solução de conflitos, habilidades interpessoais para gerir equipe e dialogar com gestores de outras áreas, assim como escutar os cidadãos com respeito e disponibilidade.

“A formação cidadã que tive ao longo da vida e a experiência adquirida com as funções públicas já exercidas, certamente me credenciam para tal função”, avalia. E informa que o seu desafio como Ouvidor-Geral será executar ações mais abrangentes, no sentido de levar a Ouvidoria para os bairros, ampliar os canais de diálogo, dar publicidade e modernizar o órgão com implantação de novas tecnologias.

“Nosso trabalho será o de ficar mais próximo da população, ouvir suas sugestões, reclamações e buscar respostas rápidas possível. A intenção é eliminar problemas pontuais vividos pela população. Assim o prefeito Augusto Castro terá condições de se concentrar em grandes projetos para o desenvolvimento de Itabuna sem deixar de ter o conhecimento do que a população reivindica”, finaliza.