O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, se tornou referência para gestantes e crianças em todo o sul e baixo sul da Bahia. Celebrando quatro anos de funcionamento em dezembro, a unidade carrega o título de única maternidade 100% SUS da região.
São quase 12 mil partos realizados, mais de 72 mil atendimentos clínicos e ambulatoriais e 26 mil internações de pacientes. Aproximadamente 236 mil exames, entre laboratoriais, de raio-X, tomografia e ultrassonografia, já foram realizados e mais de seis mil cirurgias.
Reconhecimento
Mãe de um casal de crianças nascidas em outra maternidade, Fabrielle Silva Brito, de 25 anos, teve o seu terceiro filho, João Miguel, no Centro de Parto Normal (CPN) do HMIJS. “Eu nunca tive um parto do jeito que foi. Teve música, eu escolhi a música e até a luz ambiente. A posição de parir eu também escolhi. Foi uma experiência maravilhosa”, relata.
A puérpera lembra que, imediatamente após o parto, João Miguel foi para os seus braços. “Ele ficou uma hora comigo assim que nasceu. Deitou, mamou. Nos outros partos que tive era automático: nasceu, levou, e eu não tive contato. Aqui, não. Ninguém tirou. Sensação maravilhosa”, afirmou.
Fabrielle destaca que foram muitos os momentos especiais do parto. “Logo que nasceu, a enfermeira não cortou o cordão umbilical, esperou o tempo certo. Foi tudo respeitado. Minha mãe estava comigo e ficou impressionada. Eu nunca vou esquecer: da luzinha piscando ao louvor tocando. A música era evangélica, como eu pedi. Dizia que os anjos cantam: ‘Santo é o Senhor’.”
Modernidade
O Hospital Materno-Infantil é um dos mais modernos do Brasil e todo o seu serviço está baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde. Gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), a unidade contou com um investimento do Governo da Bahia de cerca de R$ 40 milhões.
“Uma obra dessa magnitude não nasce pronta, ela vai se construindo”, afirma a diretora-geral, Domilene Borges. “É claro que ainda temos muito que avançar, conquistando mais especialidades, ampliando o espaço físico da unidade e atraindo mais profissionais de excelência, inclusive de outras regiões do país, para compor o nosso quadro”, completa.
Referência
O HMIJS tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e 25 de Semi-Intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal, além de cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.
O Materno-Infantil tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos canguru e centro de parto normal. Além disso, a unidade pediátrica conta com 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, todos 100% regulados. Além da realização de partos e internações, o hospital oferece atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.
A unidade funciona também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento aos povos indígenas do estado.